iniciar sessão

Ensaios

Honda VFR1200X Crosstourer

  • Publicado em Ensaios
  • Visualizações: 3212

Honda VFR1200X

Neste mês de Outubro testámos a tão aguardada Honda Crosstourer.

A experiência começou molhada, e logo abençoada, pela chuva com que o São Pedro nos brindou no dia em que agendámos o levantamento na Honda Portugal.

Já na Honda foram-nos dadas todas as dicas e truques sobre a Crosstourer, assim como os avisos. “Cuidado com o peso, com as curvas lentas, com as paragens, manobras, etc.”. Chegámos até a ficar um pouco intimidados com a moto que tínhamos para trazer connosco.

A versão que nos foi disponibilizada está equipada com caixa DCT e vários acessórios, como o conjunto das três malas Honda, o vidro alto, a crash-bar e os faróis de nevoeiro em LED.

Ao primeiro olhar ficamos impressionados com o porte e beleza desta maxi-trail. É alta, o seu assento fica a 850mm do solo, mas, mesmo com o seu enorme motor V4 por debaixo, o assento é estreito e permite que se chegue ao chão com relativa facilidade. No nosso caso, com pouco menos de 1,80mt, conseguimos colocar os dois pés por inteiro no chão.

Assim que rodamos a chave, e pressionamos o botão de start, a música começa! Esta unidade está equipada com um potente motor 1200 cm3 com 4 cilindros em V, capaz de debitar 127 cv e tem um binário máximo de 126 NM! O som é fantástico e imponente, em segundos demos por nós a olhar para o sistema de escape para ver se seria algum “after-market” ou o original.

Quando começamos a rodar o peso desaparece. Tendo em conta que temos uma moto com um peso de 285 kgs debaixo de nós, parece que estamos a manobrar uma média cilindrada. Em curvas lentas ou rotundas nota-se que ela nos quer puxar para baixo, mas é algo que depressa nos habituamos.
O assento é bastante confortável e a posição de condução correcta e vertical. No entanto achámos que os protectores de punhos não são muito eficazes na protecção do vento.
Assim que rodamos punho a resposta é imediata, com a caixa DCT a trocar de relação de forma quase instantânea, depressa vemos o mostrador a indicar velocidades proibitivas. De todos os test-drives feitos pelos nossos membros, o que mais impressionou foi a disponibilidade do motor.

Tivemos também oportunidade de levar a Crosstourer para as sinuosas estradas da Serra da Arrábida, e aí é que a moto se mostrou à vontade. Curvas e contracurvas são o seu habitat natural, onde a excelente travagem combinada e as suspensões reguláveis mostram o que valem. A ciclística permite-nos quase esquecer que estamos sentados a 85 cm de altura numa moto que usa uma jante de 19” na roda dianteira.
A suspensão, completamente regulável, é sempre eficaz, capaz de manter as rodas no chão em qualquer situação. No entanto a suspensão frontal transmite para os braços muito do ressalto, especialmente nas lombas.
A Crosstourer vem também equipada com controlo de tracção de série, que pode ser desligado sempre que se queira. A Honda defende que o seu sistema de TC é o melhor do mercado, e na verdade é bem capaz de o ser. Quando actua o TC é bastante suave e pouco intrusivo, permitindo manter a aceleração sem nunca perder a estabilidade do conjunto.

No que toca à economia de combustível, é possível fazer médias de 6 l/100 km com uma condução calma e descontraída, assim como também conseguimos passar a marca dos 8.5 l/100 km em condução mais animada. No global, e em cerca de 1500 km’s feitos com a Crosstourer, conseguimos uma média final de 7.4 l/100 km, o que nos parece uma excelente marca tendo em conta as condições a que foi sujeita.

No final é impossível não ficarmos apaixonados pela VFR1200X, uma moto capaz de ir a todo o lado, com conforto, potência e muita diversão!

Pontos positivos

 

 

Potência e disponibilidade do motor.
Conforto e protecção aerodinâmica
Arrumação (nesta versão equipada com as três malas)

Pontos negativos

 

 

Peso elevado
Manobrabilidade no trânsito e em cidade
Preço

 

{webgallery}

Honda VFR1200X

Honda VFR1200X

Honda VFR1200X

Honda VFR1200X

Honda VFR1200X

Honda VFR1200X

Honda VFR1200X

Honda VFR1200X

Honda VFR1200X

Honda VFR1200X

Honda VFR1200X

Honda VFR1200X

Honda VFR1200X

Honda VFR1200X

Honda VFR1200X

{/webgallery}

 

{youtube}7Nbb3HnqNqA{/youtube}