iniciar sessão

Ensaios

Honda Insight

  • Publicado em Ensaios
  • Visualizações: 2507

Honda Insight

Em Novembro, e banhados com as chuvas oferecidas por São Pedro, tivemos oportunidade de testar o Honda Insight. Esta versão, lançada em 2010, sofreu um restyling em 2012 com pequenas alterações subtis e estéticas, como as ópticas traseiras ou a grelha frontal agora mais azulada.

O motor já era nosso conhecido do irmão Jazz Hybrid, um bloco 1.3 IMA com 98 cavalos de potência combinada acoplado a uma caixa de variador contínuo (CVT), embora aqui sem as patilhas no volante para troca de relação de caixa.

A versão ensaiada tem o nível de equipamento base, dentro do comercializado pela Honda Portugal, o Elegance. Por cerca de mais 2000€ chega-se ao muito mais bem equipado Executive. Ainda assim podemos contar nesta versão com um ar condicionado automático, cruise control ou rádio CD com MP3 e USB.

O painel de instrumentos conta com o sistema de ajuda à poupança, que nos premeia com flores sempre que a nossa condução é ecológica, o fundo do velocímetro também oscila a sua cor, desde o ecológico verde até ao forte azul, consoante a nossa suavidade com o pedal direito.
Os materiais são robustos e de montagem sólida, embora o toque de alguns plásticos nos pareça demasiado rijo e eventualmente susceptível de se riscar facilmente.

O motor liga de forma quase que mágica ao rodar a chave na ignição, o Insight usa o motor eléctrico do sistema IMA para colocar o bloco térmico em marcha, pelo que não se ouve o habitual som do motor de arranque. E é a rodar que o Insight mostra os seus trunfos, com um isolamento bastante bom o rolamento é suave e silencioso, quase sem esforço.
Com uma condução despreocupada facilmente o consumo de combustível fica abaixo dos 5 litros por cada centena de quilómetros percorridos. Com algum jeitinho e dedicação conseguimos uma média de 4,1 l / 100 km em 200 quilómetros com bastante cidade pelo meio.

A mala, não sendo espaçosa em profundidade, consegue comportar mais de 400 litros de bagagem, e ainda é possível rebater os bancos para mais 170 litros de espaço de carga.
A Honda não equipou o Insight com pneu de emergência para poupar espaço, em vez disso brinda-nos com um kit anti-furos e um compressor para resolver os furos menos complicados.

A nossa opinião é que o Honda Insight é uma boa aposta para a cidade, local onde a economia e o silêncio e conforto a bordo são importantes. Por pouco mais de 20000€ temos uma viatura que cumpre isso, mas também capaz de jornadas mais longas com o mesmo conforto.

 

Pontos positivos


Painel de instrumentos
Economia de combustível
Espaço da mala

 

Pontos negativos





Visibilidade traseira
Alguns materiais com tacto demasiado plástico

 

{webgallery}

Honda Insight

Honda Insight

Honda Insight

Honda Insight

Honda Insight

Honda Insight

Honda Insight

Honda Insight

Honda Insight

Honda Insight

Honda Insight

Honda Insight

{/webgallery}