iniciar sessão

Ensaios

Honda SH125i

  • Publicado em Ensaios
  • Visualizações: 3320

Honda SH125i

Neste mês de Maio, e com a Primavera a teimar em aparecer, foi-nos dada a oportunidade de testar a nova SH125i, renovada para a gama de 2013.

À primeira vista a SH lembra-nos uma Honda Vision com esteróides. Equipada com rodas de 16 polegadas e pneus largos, a SH transmite confiança ainda antes de se colocar a chave na ignição.

As linhas esguias e a posição de condução elevada e de costas direitas identificam claramente esta citadina. Existe conforto a bordo para condutor e passageiro, e os comandos estão todos à mão. O painel de instrumentos é bastante completo, contando com um relógio e indicador da temperatura do líquido de refrigeração do motor, além dos habituais níveis de combustível e velocímetro.

Em 2013 a SH125 vem equipada com o novo motor eSP (enhaced Smart Power), o mesmo que equipa a líder de vendas Honda PCX. Com um consumo anunciado de 2,1l / 100km e prestações simpáticas, este motor é já uma referência de mercado.

Assim que rodamos a chave o painel acende-se e os ponteiros efectuam o checkup. É preciso apertar a manete do travão traseiro com alguma força e pressionar o botão de start para que o motor comece a trabalhar de forma silenciosa. Assim que rodamos o punho, e as rotações sobem, o conjunto desloca-se sem esforço, com uma aceleração vigorosa e contínua.

Em andamento a ciclística surpreende. Com as suas grandes rodas e pneus largos, a SH atira-se para as curvas e rotundas citadinas com muito à vontade e facilidade.
Na travagem reside também um grande trunfo. Com travões de disco em ambas as rodas e sistema de ABS (embora opcional), é possível imobilizar a SH125 em poucos metros, mesmo em situações de fraca aderência. Pena porém que a Honda tenha decidido retirar o sistema de travagem combinada deste modelo.

No que toca à arrumação e capacidade de carga a SH125 desilude face à sua irmã mais nova Honda PCX. Debaixo do banco cabe apenas um capacete, sem espaço para nada mais. Há também um pequeno porta-luvas na frente, sem chave e de dimensões reduzidas.
Nota positiva para a Honda Portugal que oferece a top-case em todas as SH adquiridas na sua rede de concessionários.

No geral a SH125i é uma excelente aposta para enfrentar o trânsito citadino, com os carris dos eléctricos e buracos. Ágil, segura e económica, é certamente uma boa aposta para quem se quer deslocar de forma confortável nas grandes cidades.

 

Pontos positivos Pontos negativos A opinião dos membros
Travagem (ABS opcional)
Conforto
Rodas de 16" equipadas com pneus largos
Capacidade de carga debaixo do banco
Ausência de travagem combinada
A opinião dos nossos membros que fizeram o test-drive