Apresentação BrunoNRG

Apresente-se à comunidade do ESPÍRITO\\HONDA
Regras do Fórum
A sua apresentação deve conter: Nome, Idade, Localidade, Produto Honda que tem ou pensa adquirir, como conheceu o Espírito\\Honda.
BrunoNRG
Hondista
Hondista
Mensagens: 146
Registado: 04/out/2020, 19:11

Bom dia, talvez a esta hora seja boa noite.

Sou o Bruno, tenho 38 anos, vivo no Entroncamento, e tenho intenção de adquirir um Honda Civic Coupé ES 2001 1.7 Vtec (EM2).

Não consigo colar aqui o link para o anúncio porque o mesmo expirou, até pensei que já tivesse sido vendido, mas como eu já tinha revelado interesse, o actual dono, ainda não revalidou o anúncio. Mas eu fiz download da página do anúncio assim que o vi, e posso colocar aqui as fotos e toda a informação que estava disponível sobre o carro.

Preço: 2750€
Matrícula: 88-44-RF
Kms: entre 300 e 350mil
Estado do interior: Muito bom
Estado do exterior: Precisa de uns toques de pintura
Tem livro de revisões feitas na marca (Santomar), pelo menos até aos 310mil kms

Para já a minha preocupação maior tem a haver com a quilometragem alta, o exterior precisa de alguma atenção nos dois pára choques, na porta do condutor e alguns painéis, e também sei que foram vendidas poucas unidades deste modelo, o que pode certamente dificultar a compra de peças novas / usadas em caso de necessidade.

Gostava de ouvir as vossas opiniões, sobre este modelo, que cuidados devo ter quando for ver o carro, o que é importante verificar e como, até pode haver aqui algum membro que conheça o carro / proprietário que estou a tentar adquirir, ainda hoje coloco aqui fotos do mesmo.


Encontrei o forum ao procurar informações sobre este modelo. Tenho estado a ler o DB do @ Alcides (https://www.espiritohonda.com/foruns/4/7244?start=360), vou na página 37, espero que toda a situação da avaria que, até ver, pode ou não estar relacionada com a centralina, tenha tido um desfecho positivo. ;)
BrunoNRG
Hondista
Hondista
Mensagens: 146
Registado: 04/out/2020, 19:11

Antes que alguém o diga, eu sei que estou a comprar um carro usado e, pelo preço, não posso pedir milagres, ainda assim, gostava de saber as vossas opiniões :)

Imagem
Precisa do para-choques (está mesmo estalado) e do guarda lamas (frente direito) pintados / reparados

Imagem
A porta do condutor tem duas marcas pretas, não sei se dá pra polir

Imagem
O para-choques traseiro tem de ser reparado / pintado, talvez tenha um apoio partido

Imagem
Não sou muito fã de só ter luz de nevoeiro de um lado

Imagem Falta ali alguma coisa na parte da frente da cava de roda....

Imagem
Embora me pareçam pequenas (15"?), não desgosto das jantes, os pneus ainda têm alguns kms pra andar

Imagem
Bateria Varta é sempre bom, a última que meti no meu carro durou 7 anos, uma limpeza em condições deixa esse motor a parecer novo,
falta ali um "rebite de plástico", do lado esquerdo ao pé da óptica, a fixar a peça plástica que está por cima da grelha, nada de mais

Imagem
Gosto do aspecto limpo do interior

Imagem
O cinto do condutor está um nadinha desfiado

Imagem

Imagem
Os bancos não parecem gastos ou mal tratados

Imagem
Os punhos das mudanças / travão de mão não parecem estar muito maus

Imagem

Imagem
Rádio de origem (felizmente), carregador frontal de 6 cd's

Imagem
O volante, pelo menos de uma limpeza tá a precisar, em ultimo caso, se tiver muito mau, troco ou mando estofar, até porque, no caso de ser pra trocar, neste não há a "guerra" dos comandos no volante ;)

Imagem
Isto funciona bem, ou com o tempo há tendência pra "morrer"? Pergunto isto porque há um japonês cá em casa, de outra marca e com menos 100mil kms que este, e o do condutor já não funciona.

Imagem

Imagem

Imagem
Ultima quilometragem registada: 317500

Imagem
Só um comando...?
BrunoNRG
Hondista
Hondista
Mensagens: 146
Registado: 04/out/2020, 19:11

Falei há pouco com o vendedor, vou amanhã à tarde ver o carro. Era porreiro ter algum feedback aqui da malta antes de ir ver a máquina... ;)
Avatar do Utilizador
Alcides
Hondista guru
Hondista guru
Mensagens: 11118
Registado: 08/mar/2009, 12:05
Localização: Barcelos

BrunoNRG Escreveu: 05/out/2020, 19:16 Falei há pouco com o vendedor, vou amanhã à tarde ver o carro. Era porreiro ter algum feedback aqui da malta antes de ir ver a máquina... ;)
Viva, Bruno.

Não tinha reparado no teu post. Como é de apresentação não esperava encontrar aqui a referência ao DB do meu EM2 nem a possibilidade de um negócio.

Para te aligeirar a leitura, o problema que tive no meu foi despistado efectivamente como sendo da centralina. Parece que tudo se deveu a um mau aperto do alternador e do tensor da correia dos acessórios. O patinar da correia deve ter emitido picos de corrente e causado uma avaria. Resolvi porque encontrei outra numa sucata e, com a troca plug and play, foi só voltar a andar. Doeram mais os neurónios queimados.
Encontrei uma despesa bem maior pouco tempo depois quando, na primeira visita ao concessionário, lhe partiram a carcaça da caixa de velocidades. Já estaria fissurada e não quiseram assumir culpas. Não encontrei em segunda mão e tive que pagar a substituição por uma peça original. Mas queixei-me e fizeram-me um desconto decente.
Dali em diante, ficou sempre com uma folga qualquer na transmissão e acabou por nunca ser resolvida. Algo que só se sentia em andamentos irregulares. Coisa que o meu carro fazia muito pouco.

Estive a ver o que escreveste e as fotos que nos mostras.
Está aí uma proposta curiosa.

Começando pelos parâmetros que nos contas, acho que o ponto que mais se destaca serão os quilómetros que tem. Mas, a contar com a genuinidade dos registos de manutenção (algo que eu faria por verificar) e com o estado geral do interior, terá sido carro de cuidado e a quilometragem será pouco preocupante. É motor para isso e muito mais. Desde que cuidado.

O exterior parece-me ter sido exposto a algum mau tempo e trânsito urbano. Normal. Vais ver bastantes mais defeitos ao vivo mas não te assustes. Tive uma data de pequenas mossas no meu, assim como alguns painéis de tons mal afinados. Contava fazer-lhe uma pintura geral mas nunca lá cheguei. Se tiveres condições, aposta nisso, para garantir que o bicho fica homogéneo. É um carro muito bonito de se ver, mas se tiver tudo no sítio.

A nível de interior, só as peças do costume parecem ter sofrido muito. Voltante e manete de caixa. Estofar é uma solução mas acredita, a pele nunca será a que este carro tem. A resistência e textura originais americanas não têm nada a ver com o que os estofadores usam por aí. A pele é seca, fina e até bastante lisa. Mesmo onde é macia. Mesmo nos estofos. No meu só estofei a manete porque descascou completamente. Mas não gostava da diferença de texturas entre ela e o volante.
Os bancos propriamente ditos, apesar de já terem marcas de ressequidos, ainda não rasgaram pelas tampas do air-bag lateral e isso é bom sinal. Tinha no meu, para além disso, o assento do condutor com um pequeno rasgão que foi piorando. Não tens nada disso visível aqui. Só terás mesmo que tratar do volante e manete.
Na traseira só o plástico que cobre as colunas e os topos dos encostos de cabeça é que poderão ficar um pouco descolorados. Normal e algo que se disfarça com alguns produtos.
De resto, o auto-rádio original com o carregador de CD parece-me mais uma demonstração do cuidado que o dono terá tido com o carro. Se funcionar, óptimo! Uma coisa que já poderá ter-se estragado serão as colunas. Enquanto que as da frente são acessíveis, as traseiras obrigam a desforrar toda a parte de trás do carro. Verifica-as para ver se vais ter esse trabalho.

De jantes e pneus, parece estar bem servido mas não olhes só ao piso da borracha. A data dela também conta. Sendo jantes de 15, vais ter um conforto acrescido em estrada e isso é bom, acredita.

De resto, deves atentar ao normal de qualquer carro com esta idade e quilómetros. Testa a caixa, a embraiagem nos arranques, a direcção e os ruídos que provoque. A suspensão poderá precisar de casquilhos ou sinoblocos. Normal.
Debaixo do capot, há que ver os fluidos. Óleo, anticongelante e óleo hidráulico da direcção, travões e embraiagem. Níveis e cores. O mais certo será teres que trocá-los todos nos primeiros tempos, para estar confiante. Não é nenhuma fortuna e dará anos de vida à máquina.

2700€ parece-me um valor negociável e eu puxaria para baixo. São carros sem procura nenhuma e sem interesse de mercado.
Se o chegares a comprar, como já disse, cuida-lhe da mecânica primeiro (com o cuidado especial pelo bom aperto da correia dos acessórios e alternador, acho que compreendes porquê) e depois da cosmética.

Dá um gozo particular de condução, particularmente em viagens relaxadas, e estou certo que irás gostar.
O meu deixou algumas saudades. :carro:

Não te desejo "boa sorte com o negócio" porque foi o que me desejaram a mim e a coisa não correu bem. Por isso vais com o "parte uma perna" do show business. :D

:honda:
Imagem Honda CR-V RE6 i-DTEC 120cv [01/2018] (06/2020 - ...)
Imagem Honda Civic FN4 Type S 1.4 i-VTEC 100cv [06/2010] (01/2019 - ... )
Imagem Honda Civic EM2 Coupé ES 1.7 VTEC 125cv [05/2002] (08/2014 - 12/2018)
Imagem Honda Jazz GD5 LS AC 1.2 i-DSI 78cv [10/2002] (12/2007 - 10/2014)
Imagem Peugeot 307 SW 1.6 HDi 90cv [06/2007] (08/2011 - 06/2020 )
Imagem Seat Ibiza Van CLX 1.9 D 68cv [07/1994] (12/2005 - 08/2011)
BrunoNRG
Hondista
Hondista
Mensagens: 146
Registado: 04/out/2020, 19:11

Obrigado pela resposta e esclarecimentos Alcides! :1:

O carro é para a minha mulher, o dela (Mitsubishi Colt 1.3 glx) até é porreiro para as voltinhas, mas para viagens grandes, principalmente em AE, torna-se demasiado pastelão e desconfortável. Se tudo correr bem, passam a haver 3 carros japoneses cá em casa, o Mitsubishi Colt, um Mazda 6 e o Civic Coupé. ;)

Acho que estes Civic Coupé, mesmo os sedan e hatchback, são confortáveis e se mexem bem quando é preciso. Pela informação que consegui reunir, estes 1.7 de 125cv fazem melhores consumos que os antigos 1.6 com a mesma potência, mas têm umas prestações um pouco mais baixas, talvez por serem mais pesados.

Vou tentar confirmar telefonicamente com a Santomar, não sei se me cedem essa informação, se realmente o carro fez lá as revisões e o que me podem dizer sobre o mesmo. Com aquela quilometragem, tem obrigação de já ter mudado a distribuição pelo menos duas vezes, também duvido que ainda tenha a embraiagem de origem. Sei que têm alguma tendência a queimar a junta da cabeça e que até houve um recall por causa disso.

Também vou ver se teve acidentes declarados a alguma companhia de seguros, não consigo saber quais os danos, mas sempre é melhor que nada.

O resto, só mesmo vendo e testando presencialmente junto ao carro, claro que há defeitos / problemas que só depois de uns kms valentes a conduzir o carro em várias situações diferentes, é que dão pra detectar, mas espero que sejam poucos ou nenhuns.
Avatar do Utilizador
Alcides
Hondista guru
Hondista guru
Mensagens: 11118
Registado: 08/mar/2009, 12:05
Localização: Barcelos

Assim que haja novidades, conta-nos!
Imagem Honda CR-V RE6 i-DTEC 120cv [01/2018] (06/2020 - ...)
Imagem Honda Civic FN4 Type S 1.4 i-VTEC 100cv [06/2010] (01/2019 - ... )
Imagem Honda Civic EM2 Coupé ES 1.7 VTEC 125cv [05/2002] (08/2014 - 12/2018)
Imagem Honda Jazz GD5 LS AC 1.2 i-DSI 78cv [10/2002] (12/2007 - 10/2014)
Imagem Peugeot 307 SW 1.6 HDi 90cv [06/2007] (08/2011 - 06/2020 )
Imagem Seat Ibiza Van CLX 1.9 D 68cv [07/1994] (12/2005 - 08/2011)
BrunoNRG
Hondista
Hondista
Mensagens: 146
Registado: 04/out/2020, 19:11

Alcides Escreveu: 06/out/2020, 18:25 Assim que haja novidades, conta-nos!
Cheguei agorinha mesmo a casa, mas só de Mazda.

O Civic Coupé EM2 é realmente muito bonito ao vivo, muito bem equipado, e estava muito estimado por dentro, apenas um ou outro pormenor menos bom, que vai desde plásticos riscados / em falta, volante e punho das mudanças, um ou outro barulho parasita, o ar condicionado, embora não fizesse frio de gelar, funcionou (ouvia-se logo o compressor a disparar), o motor que regula o espelho direito parecia desencaixado, ouvia-se a mexer, mas o espelho pouco ou nada mexia, o aquecimento dos bancos, pelo menos o do condutor, não funcionou, ao baixar as palas, reparei que só tinha espelho do lado do pendura e estava lá mesmo só o vidro fixo com cola quente... enfim, todo o mal fossem esses pormenores, que me pareceram mais ou menos fáceis de resolver.

Por fora tinha as situações de pintura que se vêm nas fotos mais o fundo do interior da mala que do lado esquerdo precisava de ser lixada e pintada, também me pareceu faltar ali alguma coisa no fundo da mala, uma forra ou algo parecido, aquele pormenor na cava de roda da frente esquerda, foi a cava que andou desapertada e em contacto com o pneus, até comer o bocado que está em falta.

No compartimento do motor tudo me pareceu bem, incluindo o facto de (supostamente, só tinha lá a etiqueta colada com a quilometragem, vale o que vale) ter mudado a distribuição há menos de 4mil kms, o relenti estava certinho e sem oscilações, não tinha cheiros nem babas de óleos ou anticongelante, tirei a vareta do óleo com o motor ligado, o óleo estava mais escuro do que eu esperava, mas não era café com leite e não saiu fumo pelo buraco da vareta.

Pedi para conduzir o carro e, pelo menos em percurso urbano portou-se razoavelmente bem apesar de ter a sensação de que a embraiagem patinava um pouco a arrancar, pedi para fazer um pouco de AE / Via Rápida, e comecei a aperceber-me de que, por vezes, o carro tremia um pouco quando acelerava progressivamente e fazia um barulho áspero tipo algo a raspar, inicialmente pensei que talvez fosse de estar há muito tempo parado, no caminho de regresso, de volta ao percurso urbano, o inesperado acontece, o carro começa a tremer e, mesmo com o acelerador no fundo, acabou por ligar a luz de avaria no motor e se ir abaixo (deja vu Alcides :?: ), meti de novo a trabalhar, a luz do motor mantinha-se ligada, mas parecia ter voltado ao normal, mais umas centenas de metros à frente, volta a fazer o mesmo... e por esta altura eu desisti do negócio, o proprietário actual também me pareceu desconhecer o problema, disse que nunca lhe tinha acontecido aquilo, lamentou o sucedido, disse que talvez fosse da sonda lambda (?) e que ia mandar o carro à oficina pra tentar perceber e solucionar o problema, e que, se de pois de tudo resolvido, eu ainda mantivesse o interesse na compra, me voltaria a contactar...

É verdade que gostei muito do carro, porque a nível geral está efectivamente bem conservado, mas eu já estava um bocado de pé atrás por causa da quilometragem, mesmo depois de ter confirmado junto da marca (Santomar / Santogal) que o carro tem sido lá assistido, mas depois do episódio de se ir tantas vezes a baixo e ligar a luz de avaria no motor... :triste: decidi continuar na minha procura por outra máquina.

Tava eu a jantar, lembrei-me de dar uma vista de olhos nos anúncios, e deparo-me com esta "mistura":
https://www.olx.pt/anuncio/honda-civic- ... 2ecf0c3e9c :roll:
Não é o carro que fui ver e testar hoje, este é "hibrido".... :lol:

Já agora, que carros Honda com motor a gasolina (tem mesmo de ser a gasolina), até 3000€, coupés ou hatchs, de 3 ou 2 portas, e que não sejam pastelões, isso já a maria tem, é que me sugerem? Eu tenho pesquisado, até 250mil kms, só encontrei o que fui ver hoje porque tava anunciado como tendo 350kms, só se esqueceram do mil... 1.6 (para estes talvez seja mais fácil / barato encontrar peças) ou 1.7, de 125cv, 1.7 será mesmo o limite por causa do IUC. :1:
Avatar do Utilizador
Jonnhy EJCW
Hondista guru
Hondista guru
Mensagens: 7758
Registado: 19/nov/2013, 13:35

BrunoNRG Escreveu: 06/out/2020, 21:09

Já agora, que carros Honda com motor a gasolina (tem mesmo de ser a gasolina), até 3000€, coupés ou hatchs, de 3 ou 2 portas, e que não sejam pastelões, isso já a maria tem, é que me sugerem? Eu tenho pesquisado, até 250mil kms, só encontrei o que fui ver hoje porque tava anunciado como tendo 350kms, só se esqueceram do mil... 1.6 (para estes talvez seja mais fácil / barato encontrar peças) ou 1.7, de 125cv, 1.7 será mesmo o limite por causa do IUC. :1:
Existe ano limite para a aquisição?
Imagem
EJ & AP ... Honda! What else ?!
BrunoNRG
Hondista
Hondista
Mensagens: 146
Registado: 04/out/2020, 19:11

Jonnhy EJCW Escreveu: 07/out/2020, 09:42
BrunoNRG Escreveu: 06/out/2020, 21:09

Já agora, que carros Honda com motor a gasolina (tem mesmo de ser a gasolina), até 3000€, coupés ou hatchs, de 3 ou 2 portas, e que não sejam pastelões, isso já a maria tem, é que me sugerem? Eu tenho pesquisado, até 250mil kms, só encontrei o que fui ver hoje porque tava anunciado como tendo 350kms, só se esqueceram do mil... 1.6 (para estes talvez seja mais fácil / barato encontrar peças) ou 1.7, de 125cv, 1.7 será mesmo o limite por causa do IUC. :1:
Existe ano limite para a aquisição?
Tenho preferência por algo de 1998 ou mais recente, embora a idade e quilometragem, nem sempre sejam o reflexo do estado em que se encontra o carro ;)
Avatar do Utilizador
Jonnhy EJCW
Hondista guru
Hondista guru
Mensagens: 7758
Registado: 19/nov/2013, 13:35

BrunoNRG Escreveu: 07/out/2020, 13:34
Jonnhy EJCW Escreveu: 07/out/2020, 09:42
BrunoNRG Escreveu: 06/out/2020, 21:09

Já agora, que carros Honda com motor a gasolina (tem mesmo de ser a gasolina), até 3000€, coupés ou hatchs, de 3 ou 2 portas, e que não sejam pastelões, isso já a maria tem, é que me sugerem? Eu tenho pesquisado, até 250mil kms, só encontrei o que fui ver hoje porque tava anunciado como tendo 350kms, só se esqueceram do mil... 1.6 (para estes talvez seja mais fácil / barato encontrar peças) ou 1.7, de 125cv, 1.7 será mesmo o limite por causa do IUC. :1:
Existe ano limite para a aquisição?
Tenho preferência por algo de 1998 ou mais recente, embora a idade e quilometragem, nem sempre sejam o reflexo do estado em que se encontra o carro ;)
Obrigado.
Posto isto um EJ9/EK3/EJ6/EJ8 será a opção. :1:
Imagem
EJ & AP ... Honda! What else ?!
Responder