Novo Honda CR-Z

Notícias fornecidas pela Honda ou retiradas de sites oficiais Honda.
Avatar do Utilizador
sergiogon
Hondista guru
Hondista guru
Mensagens: 6237
Registado: 07/dez/2008, 00:42
Localização: Motegi

O novíssimo Honda CR-Z fará a sua estreia mundial hoje no Salão Internacional de Detroit. Trata-se de um automóvel novo e único, que combina as vantagens de uma motorização híbrida, a gasolina e electricidade, limpa e eficiente, acoplada a uma transmissão manual de 6 velocidades, numa carroçaria elegante coupé 2+2*. Este novo e entusiasmante coupé vai alterar a percepção actual dos veículos híbridos, com o seu chassis focado no condutor e um motor de combustão, com boa capacidade de resposta, assistido pelo sistema IMA acoplado em paralelo. A versão europeia do Honda CR-Z será apresentada no Salão Automóvel de Genebra a realizar em Março de 2010.


Honda CR-Z
11-Jan-2010
 
Imagem

O novíssimo Honda CR-Z fará a sua estreia mundial hoje no Salão Internacional de Detroit. Trata-se de um automóvel novo e único, que combina as vantagens de uma motorização híbrida, a gasolina e electricidade, limpa e eficiente, acoplada a uma transmissão manual de 6 velocidades, numa carroçaria elegante coupé 2+2*. Este novo e entusiasmante coupé vai alterar a percepção actual dos veículos híbridos, com o seu chassis focado no condutor e um motor de combustão, com boa capacidade de resposta, assistido pelo sistema IMA acoplado em paralelo. A versão europeia do Honda CR-Z será apresentada no Salão Automóvel de Genebra a realizar em Março de 2010.

 
- Primeiro automóvel híbrido do mundo equipado com transmissão manual de 6 velocidades
- Sistema único de 3 Modos de Condução para personalizar a direcção assistida, a resposta do acelerador e a assistência do sistema IMA às necessidades do condutor
- Motor i-VTEC de 1.5 litros acoplado em paralelo ao sistema IMA da Honda, com emissões de 117 g/km** e consumos de 5,0 l/100km**
- Formato coupé 2+2 totalmente novo, desportivo e aerodinâmico
- Chassis de curta distância entre eixos e de via ampla para um comportamento ágil
- A versão europeia estará equipada com uma configuração, de bancos, flexível 2+2

Introdução
O estilo exterior do CR-Z baseia-se no conceito "one-motion wedge” (um movimento em cunha), com um capot de linha rebaixada e uma posição larga, dando ao automóvel uma aparência confiante e atlética. As características da assinatura do design Honda, tais como o vidro da porta da bagageira, de duplo nível, e a linha aerodinâmica do tejadilho, rasa e inclinada, foram referenciadas e combinadas no design esguio deste coupé que apresenta um formato exterior curvilíneo e esculpido.

Pela primeira vez desde o lançamento do Insight original em 1999, vemos um sistema híbrido paralelo, económico e de baixas emissões combinado com uma transmissão manual de 6 velocidades, precisa e orientada para o condutor. O novo CR-Z junta pela primeira vez, desde o modelo Civic IMA com 5 velocidades de 2003, uma caixa manual convencional a uma motorização a gasolina e electricidade, apenas possível devido à incrível flexibilidade do sistema híbrido em paralelo Honda IMA.

A transmissão manual é complementada por um motor de combustão interna, com 4 cilindros e 1.5 litros de cilindrada sendo uma novidade na Europa e componente chave no carácter único do CR-Z. A natureza rotativa desta unidade, de média capacidade, é realçada pelos 78 N·m adicionais de binário fornecidos pelo motor eléctrico de 14 Cv, localizado entre o motor de combustão e a transmissão.

A unidade de 1.5 litros combinada com a potência e o binário do sistema híbrido IMA em paralelo oferece uma potência total de 124 Cv e 174 N·m de binário. O valor do binário máximo é idêntico ao do Civic 1.8 litros, mas com menos 35 g/km de emissões de CO2, registando apenas 117 g/km**.

O motor eléctrico proporciona no CR-Z uma curva de binário invulgarmente plana, com o valor máximo disponível logo às 1.500 rpm, um ponto invulgarmente baixo para um motor normalmente aspirado. Acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades, o motor de combustão assistido pelo sistema IMA oferece uma grande flexibilidade em todas as mudanças, com emissões reduzidas e um escape de sonoridade desportiva.

Para maximizar as escolhas do condutor e realçar as características de condução do automóvel no dia-a-dia, o CR-Z está equipado com um Sistema de 3 Modos de Condução. Esta característica única permite ao condutor escolher entre três modos de condução, alterando as respostas do acelerador, da direcção assistida, a temporização das paragens automáticas ao ralenti, o controlo da climatização e o nível de assistência fornecido pelo sistema IMA. Ao desenvolver este Sistema de 3 Modos de Condução, a Honda permite que o condutor escolha entre maximizar o prazer, a economia ou obter um equilíbrio entre os dois. Os engenheiros da Honda quiseram dar mais escolhas aos clientes na forma como podem conduzir o CR-Z, dependendo das suas necessidades e desejos na altura.

 Imagem

A versão do CR-Z, exclusiva para a Europa, está equipada com luzes diurnas de presença de oito LEDs, destacando a linha inferior dos faróis esguios. É a primeira vez que luzes diurnas de presença são instaladas num Honda de produção e combinadas com as luzes dianteiras de nevoeiro, exclusivas para a Europa, oferecendo um veículo com características mais personalizadas nesta versão Europeia.

A linha de tejadilho rasa e inclinada e a traseira abruptamente cortada do CR-Z são características partilhadas com outros veículos Honda do passado e do presente. Este design aerodinâmico reduz o atrito beneficiando os níveis de consumo de combustível e de emissões. A versão do CR-Z para a Europa tem uma disposição de bancos 2+2.

 Imagem
O interior do automóvel de produção foi desenvolvido a partir do Concept exposto no Salão de Tóquio, em 2007, com o seu habitáculo focado no condutor e os mostradores em 3D. Todos os comandos utilizados mais frequentemente estão localizados perto das mãos do condutor permitindo uma total e permanente concentração na condução.

O painel de instrumentos deste novo coupé tem uma construção complexa em dois níveis, com uma zona superior escura que parece flutuar por cima da secção inferior cinzenta clara que se prolonga para o centro dos painéis dos forros das portas.

O prazer de condução representou uma parte fundamental no design e o chassis do CR-Z desempenha um papel preponderante na criação do carácter do automóvel. A plataforma partilha alguns componentes com o Insight, mas a distância entre eixos, a largura de eixo e a configuração foram todos desenvolvidos propositadamente para este novo híbrido. Para reduzir peso e aumentar a resistência, o CR-Z recorre a unidades MacPherson em alumínio forjado, por comparação com as unidades em aço prensado usadas pelo Insight.

O CR-Z tem uma distância entre eixos 115 mm mais curta e menos 295 mm de comprimento total do que o Insight, destacando-se a agilidade e reduzindo a tara em 44 kg, quando comparado com o híbrido de 5 portas e cinco lugares. A suspensão do CR-Z apresenta molas e amortecedores de novas especificações e as tolerâncias são exclusivas para este coupé compacto.

* A configuração 2+2 só está disponível na Europa e no Japão.
** Todos os valores sujeitos a homologação

 Texto de responsabilidade da Honda Portugal - www.honda.pt
Avatar do Utilizador
Gustavo.Almeida
Hondista guru
Hondista guru
Mensagens: 11842
Registado: 07/dez/2008, 13:22
Localização: Viseu

Introducing the CR-Z Sport Hybrid Coupe

The showroom-ready CR-Z sport hybrid was officially unveiled to the press at the 2010 North American International Auto Show in Detroit Michigan. Although the weather was cold, the reception was anything but, for this unique new sport hybrid. With its striking low-slung profile, the CR-Z was arguably the most buzz-worthy debut at the show.

Check out our video coverage of the CR-Z’s long-awaited reveal –

The 2011 Honda CR-Z Sport Hybrid Revealed in Detroit – Part 1 of 2
[youtube][/youtube]

The 2011 Honda CR-Z Sport Hybrid Revealed in Detroit – Part 2 of 2
[youtube][/youtube]

Fonte: CR-Z.Honda.com
Avatar do Utilizador
Gustavo.Almeida
Hondista guru
Hondista guru
Mensagens: 11842
Registado: 07/dez/2008, 13:22
Localização: Viseu

The CR-Z In Depth

[800img]http://cr-z.honda.com/wp-content/upload ... 3_blog.jpg[/800img]

As you may expect during the development of any new car, things can be pretty secretive. When the curtain is finally lifted for a new car debut, there is a feeling of extreme excitement.

At last, I can speak freely about the car without censoring myself. The CR-Z is a modern interpretation of traditional Honda themes— it’s small, sporty and efficient.

When you first drive the CR-Z, there aren’t any obvious signs you’re stepping into a “hybrid.” It doesn’t look like a typical hybrid from the exterior—its sleek, aerodynamic shape is very appealing. The interior features stylish black and aluminum style trim accents. The instrument panel illuminates with 3-dimensional gauges giving a futuristic, multi-layered appearance.

The CR-Z is powered by a 1.5-liter i-VTEC® engine with Honda’s Integrated Motor Assist. Honda wanted to provide a personal driving experience, that’s why we’ve included a 6-speed manual as the standard transmission. Even the available CVT version comes with paddle shifters for an added level of control.

To customize your driving experience, the CR-Z features an innovative 3- mode drive system (Sport/Normal/Econ). In “Sport” mode, the car’s systems are enhanced for performance, meaning the steering is more responsive, and the engine becomes more energetic. In “Econ” mode, the car’s systems are optimized for enhanced fuel efficiency. The electric motor assist gives priority to the air-conditioning system, helping reduce its overall load on the engine. “Normal” mode is a great compromise between the two, giving you a balanced level of performance and fuel economy.

Fonte: CR-Z.Honda.com
Avatar do Utilizador
Pedro Frutuoso
Administrador
Administrador
Mensagens: 8043
Registado: 01/dez/2008, 05:10
Localização: Lisboa

No final ficou muito giro. ;)
Pedro Frutuoso

Honda NC750X DCT 2018 "Captain Phasma" - 0Km > ??Km
Honda CR-Z ZF1 2010 "Darth Vader" - 28.000Km > ??Km
Honda Civic 1.4 Sport FK1 2006 "Spaceship" - 7.500km > 130.000km

1ª vez no fórum? Faça a sua apresentação! | Lembre-se que a sua participação neste espaço obriga à aceitação dos Termos e Condições.

Espírito\\Honda nas redes sociais: Facebook| Instagram | Youtube. Siga-nos!
Avatar do Utilizador
sergiogon
Hondista guru
Hondista guru
Mensagens: 6237
Registado: 07/dez/2008, 00:42
Localização: Motegi

Ta bem porreiro mas gosto mais da versão europeia / japonesa , com os faróis com os leds de presença!
Pure_Water
Hondista guru
Hondista guru
Mensagens: 4263
Registado: 07/dez/2008, 02:37

Os interiores vão um bocado na onda low cost do insight. e a barbatana "à la" BMW fica meio out of place, de resto parece melhor do que as ultimas pic's do concept que tinham metido prai.

tem muito pneu tb xD
Avatar do Utilizador
Pimpao
Hondista
Hondista
Mensagens: 105
Registado: 30/out/2009, 20:05

Pessoalmente acho que fizeram uma péssima escolha de jantes para o carro :(
Mas o resto "come-se" bem :1:
Cumprimentos,
Miguel Pimpão


Audi A3 8V 2.0 TDI 184 S-LINE 3P 14'
BMW X3 F25 20d X-Drive X-Line 11'
Toyota Corolla Verso MK1 D-4D 03'
Toyota Hilux 2.4d 92'
Avatar do Utilizador
ruicastro
Hondista guru
Hondista guru
Mensagens: 2134
Registado: 20/dez/2008, 23:13
Localização: Gondomar - Porto

Pimpao Escreveu:Pessoalmente acho que fizeram uma péssima escolha de jantes para o carro :(
Mas o resto "come-se" bem :1:
Exacto, o carro em si é bonito, só podia ter uns pneus de baixo perfil acoplado a umas jantes de maior diâmetro e uns pneus mais largos, depois um pouco mais baixo, e acho que tinha-mos um carro verdadeiramente bonito e desportivo!

sergiogon, a versão das fotos não é a Europeia? Queria ver o pormenor dos led's, vi na versão concept 2 e gostei bastante, só que eu estava "habituado" a ver uma grelha, e está é diferente! :(

Eu gostei foi desta grelha com o símbolo da honda embutido

Imagem

Este carro com umas jantes maiores e um pouco mais baixo, realmente fica muito bonito! :render

Para verem a imagem em grande cliquem aqui:

http://img59.imageshack.us/img59/9804/crz1128007.jpg
Avatar do Utilizador
Pedro Frutuoso
Administrador
Administrador
Mensagens: 8043
Registado: 01/dez/2008, 05:10
Localização: Lisboa

ruicastro Escreveu:Eu gostei foi desta grelha com o símbolo da honda embutido

Imagem

Este carro com umas jantes maiores e um pouco mais baixo, realmente fica muito bonito! :render

Para verem a imagem em grande cliquem aqui:

http://img59.imageshack.us/img59/9804/crz1128007.jpg

Pois, esta versão está muito mais engraçada só que é a versão concept se não estou em erro. :(
Pedro Frutuoso

Honda NC750X DCT 2018 "Captain Phasma" - 0Km > ??Km
Honda CR-Z ZF1 2010 "Darth Vader" - 28.000Km > ??Km
Honda Civic 1.4 Sport FK1 2006 "Spaceship" - 7.500km > 130.000km

1ª vez no fórum? Faça a sua apresentação! | Lembre-se que a sua participação neste espaço obriga à aceitação dos Termos e Condições.

Espírito\\Honda nas redes sociais: Facebook| Instagram | Youtube. Siga-nos!
Responder