Transparencia no comercio de usados automóvel

Assuntos gerais e notícias sobre os automóveis Honda
Responder
jonny_
Hondistazorro
Hondistazorro
Mensagens: 390
Registado: 26/Abr/2012, 22:01

Transparencia no comercio de usados automóvel

Mensagem por jonny_ » 08/Nov/2018, 11:23

Caros colegas, o que me fez abrir este tópico é no sentido de desabafo e a recolha/partilha de opiniões sobre um tema bastante mediático da nossa sociedade no que toca ao comercio automóvel.

Não fazendo vida do comercio automóvel, contudo tendo o gosto pelos mesmos e consequentemente costumo comprar carros para voltar a vender.

Mas o que me deixa bastante "desmotivado/indignado" é a falta de "respeito" pelo ramo de comercio automóvel (por parte dos comerciantes também), pois não existe transparência de negócio, no nosso pais existe muitas entraves no que toca ao histórico dos carros, nomeadamente ao registo de quilometragem, registos de sinistros, numero de proprietários.

A meu ver este conjunto de entraves/barreiras, leva a que seja bastante comum e fácil a adulteração de informação e de quilómetros dos carros,

Como referi quando compro carros para revenda, tenho de andar sempre a fazer uma correria e a pedir favores, para que consiga verificar os registos de quilómetros, numero de proprietários, bem como o registo de sinistros, pois este tipo de informação não está ao alcance de qualquer comum dos mortais, nem numa só entidade, o que leva a algum tempo de pesquisa de informação sobre os mesmo.

Posto isto a meu ver seria muito simples e transparente se existi-se uma plataforma electrónica do género "portal da finanças" em que fosse acessível a qualquer pessoa, sendo para isso apenas necessário entrar na sua conta com NIF.

Bastava para isso que nessa mesma plataforma fosse facultado informação através da matricula/nº de chassis, relativo aos pontos:
- Nº de registos de proprietário e respectivas data (IRN possuem estes dados) (nunca revelando o nome/morada/contacto dos proprietários por questões de privacidade)
- Encargos ou penhoras (IRN possuem estes dados)
- Nº de ocorrência de sinistros e respectivas data (PSP e ISP possuem estes dados)
- Registo de km aquando as inspecções (IMT possuem estes dados)

O IRN disponibiliza informação relativa aos proprietários e penhoras, contudo cobra 10€ pela informação
A PSP e ISP não fornecem esta informação
IMT fornece dados relativos aos registos de inspecção, contudo cobra 30€ e a informação não é imediata


Com este conjunto de informação garantidamente acabava-se com as burlas no que toca ao comercio automóvel e teríamos um sector muito mais transparente quer para quem compra quer para quem vende.

Deixo a questão no ar será muito complicado criar um sistema destes? Existe interesse por parte do Governo para que criar algo assim, ou tem mais interesse em manter o sistema como está?

Qual a vossa opinião sobre o tema?

Avatar do Utilizador
Gustavo.Almeida
Hondista guru
Hondista guru
Mensagens: 11835
Registado: 07/Dez/2008, 13:22
Localização: Viseu

Re: Transparencia no comercio de usados automóvel

Mensagem por Gustavo.Almeida » 08/Nov/2018, 11:47

Penso que já há alguns mecanismos que o permitem ainda que não sejam centrados, é preciso ir pescar aqui e ali.

No IMT penso que é possível obter um documento com o registo de todas as inspecções e respectivo resultado.

Nas conservatórias automóvel (e também no IMT) é possível ter o histórico de proprietários e ónus. Sei que na conservatória cobravam 7 euros por este documento.

Há pouco tempo li sobre um site qq europeu que te proporcionavam um relatório sobre o carro mas por outro lado não garantiam que a informação estivesse 100% fiel.

A nível de revisões penso que só nas marcas, se é que foram feitas lá, e sinistros só nas seguradoras, que eu saiba.

Avatar do Utilizador
Jonnhy EJCW
Hondista guru
Hondista guru
Mensagens: 7432
Registado: 19/Nov/2013, 13:35

Re: Transparencia no comercio de usados automóvel

Mensagem por Jonnhy EJCW » 08/Nov/2018, 14:05

Deixo a questão no ar será muito complicado criar um sistema destes? Existe interesse por parte do Governo para que criar algo assim, ou tem mais interesse em manter o sistema como está?

Como está,pois o objectivo é vender novo por todas as alcavalas dai provenientes.
Imagem
EJ & CW ... Honda! What else ?!

Responder