Civic CTR EP3, test by Gan San Best motoring

Efectuados aos modelos Honda pela imprensa ou outros.
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andre_DC
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sergiocvc Escreveu:
andre_DC Escreveu:
sergiocvc Escreveu:haviam de por o fn mugen entao que é stock...:cool: ja sai de fabrica com 256 cv e que continua com um K20 a ver se a luta era justa com um ep de 215 cv e nao me venham dizer que nao é um verdadeiro type r de circuito.;-)
Se fores por aí porque não vamos buscar também as versões Mugen do FD2 e do EP3?

Estava a tentar comparar potencias iguais 200/201 cv e postaste um video com um ep3 com + 16 cv, por isso postei um FN melhorzito ,como o Willian disse não tinha lógica, de resto o EP3 é melhor em pista (em curva), para o meu dia a dia preferia (sou muito comodista) o FN de olhos fechados. Pra pista o meu preferido seria o Integra (já tive um pequeno test drive como pendura e adorei). E se tivesse alguns "aéreos" trocava o meu FK sempre pelo FN e nunca por um EP, são gostos, lá está. :sorriso:
Não percebo o porquê de não fazer sentido comparar, já que o carro é vendido exactamente no mesmo país e vem assim de origem... Sendo um o antecessor do outro... Como não podemos comprar carros que são na sua essência o mesmo? LOL Ou o EP3 japonês não é um EP3? São os 14cv que o vão fazer curvar melhor? :lol3:
E serão os 14cv a mais que o fazem 3segundos mais rápido em Tsukuba? Então e os menos 16cv do EK9 e os menos 21cv do EG6 e EK4 e os menos 31cv do EF8? :lol3:
Metam lá a versão EDM do EP3 e claramente não terão os 1:09 qualquer coisa, mas menos de 12 faz de certeza absoluta...
E vocês olham para a potência como se fosse a potência que importa num carro... O que interessa em performance é o rácio peso/potência, pneus, travões e chassis suspensão, não podemos ter uma visão tão rudimentar de um carro... Olhando a todos esses aspectos o FN2 é a banheira Type-R, eu não o posso considerar Type-R porque está muito longe do espírito da marca, como disse é mais um VTi (se ainda existisse) do que um Type-R... Insonorização a mais, filtragem da condução a mais, subviragem a mais, peso a mais, suspensão a menos, mecânica a menos... é o caso clássico EK9 (FD2) e EK4 (FN2)... As diferenças são as mesmas.

Eu percebo que se goste do FN2 nesse aspecto que citas Sérgio, porque realmente como carro de passeio é o melhor Type-R de sempre, é mais refinado nesse campo... Mas para mim isso é exactamente o oposto da filosofia de se ser um Type-R sorry...
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sergiocvc
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Ok compreendo o teu ponto de vista, mas por exemplo quando dizes que é 3 segundos mais lento em Tsukuba, faz parecer que o FN2 é um atraso de vida do tamanho dum planeta.

Mas quando vejo em Hockenhein a diferença é só de 0,4 segundo, sim quase meio segundo, para os defeitos de suspensão que dizes ter, para o peso superior e equipamento que tem, parece me uma diferença de um abrir e fechar de olhos e isso já não é digno de ser um Type R? Fica aqui os dois tempos dos carros OEM, será que tem menos curvas e aí a diferença é menos evidente?Uma pista não são só curvas, também tem retas...



EP3 200 cv

http://fastestlaps.com/laptimes/45c480c678e37.html

FN2 201 cv



http://fastestlaps.com/laptimes/46040eeb6de09.html
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Paulo80
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esses tempos para serem honestos tinham de ser conduzidos pela mesma pessoa...é o caso?
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andre_DC
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Paulo80 Escreveu:esses tempos para serem honestos tinham de ser conduzidos pela mesma pessoa...é o caso?
Ia dizer isso, é que os outros tirando o CRX e o EK9 que foram feitos pelo Gan-San (se não estou em erro), são todos feitos pelo Keiichi... Esses não fazemos ideia de quem são os artistas... :1:

Sergio e é um molenga... não há Type-Rs a fazer mais de 1:10... e o FN2 faz 1:12:2 num circuito que ainda por cima é pequeno!
Mas também te digo uma coisa, eu penso que seja propositado... A Honda como viste com o EP3, oferece versões mais "cómodas" para o mercado Europeu, o EP3 EDM é um bocadito mais fraco que o JDM, não pelos 14cv a mais, mas sim pela suspensão e pela caixa de velocidades... O FN2 foi um exagerar nesse aspecto, acho que tem mais o compromisso de GTi beater que de puro Type-R... A Honda com o FN2 penso que tentou fazer um Hot Hatch que fosse também porreiro para passear no dia a dia e ir as compras, como são os VW GTi... Só que além de serem águas nunca antes navegadas, está a estragar uma filosofia e uma sub-marca que ela própria criou e se tornou quase um culto... Isso é tarefa para VTi's e não Type-Rs...
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sergiocvc
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Paulo80 Escreveu:esses tempos para serem honestos tinham de ser conduzidos pela mesma pessoa...é o caso?
Não sei se foram ,mas se a informação do tempo de Tsukuba disponibilizada no site está correta porque raio havemos de duvidar da informação que é disponibilizada em Hockehein (depois podemos sempre dizer, ah eu não vi, não estava lá) o condutor do FN em Hockeheim é melhor condutor do que o de Tsukuba? o ponto que eu quero chegar não é querer que o FN seja superior ao EP, é tao somente dizerem que o FN2 é mais um VTI, :triste2: o VTI faz menos 4 décimos que o EP3? Não. Entao o Ep3 não está assim tao diferente do FN2 ao ponto deste parecer um VTI, pode ser melhor mas apenas por uma margem mínima, esse é o meu ponto de vista.

Ps: a seguir não me perguntem a velocidade do vento aquando os testes para cada carro, porque eu não sei, não estava lá :lol3:
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William_1991
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Estou com o Sérgio, podendo, FN2 a EP3 sem pensar muito... :P

É que só no SV, está um FN2 com 100~130.000km a 13.000€, quase ao preço dos EP3... :o
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Parece me que a Honda quis fazer uma evolução estética e com gadgets com o FN acompanhando assim o modelo da 8ª geração em relação ao EP e para tentar equilibrar deu lhe mais 1 cv ,do que querer construir um Type R muito melhor, pois isso já teria acontecido com o EP3 em relação ao Integra que foi sempre melhor type R. :1:


Daqui por uns anos estaremos a discutir este assunto, mas tendo por base da discussão o CR-X e o CR-Z, acreditem e aí os argumentos reclamados vao ser os mesmíssimos em relação ás escolhas de cada um. Acreditem :ouch: :1:
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William_1991
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Mas o que nos conhecemos, não aquela coisa Americana...
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sergiocvc
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William_1991 Escreveu:Mas o que nos conhecemos, não aquela coisa Americana...
Sim, o ED9 e o EE8 . :1:
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andre_DC
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Epah o Sérgio tu também... Eu quando digo que o FN2 é um VTi e não um Type-R é pelas seguintes razões: (vamos lá esclarecer)

- Motor não é mais de que um ajuste de electrónica da geração anterior, com borboleta DBW.
- Suspensão desportiva mas mais virada para o conforto.
- Vasto equipamento de série que nada interessa para a pista e que depois se traduz em incremento de peso...
- Cuidados com a insonorização.
- Pouca preocupação com componentes importantes para pista (p.e. LSD, direcção hidráulica, sim os EP3 EDM também não têm)...
- Peso demasiado elevado (é consequência).
Isto eram os VTi... a filosofia deles era bater os GTi, desportivos mas ao mesmo tempo agradáveis de usar no dia a dia...

Um Type-R por norma:

- Caixa curta com LSD.
- Motor levado ao extremo da precisão, o que se traduz em potências e rotações parvas.
- Insonorização fica no caixote do lixo.
- Equipamento de série levas o rádio e já é com muita sorte, filosofia "add lightness".
- Pneus pensados só no grip.
- Suspensão e chassis pensados ao limite como um carro de competição.
- Nada de filtragem entre a mecânica e o Homem.
Nada agradável de se usar no dia a dia... carro de fim de semana e da brincadeira... De outra forma não é um Type-R...R é Racing... Não é Road Cruise!

Sérgio achas que se for eu a conduzir o meu CRX na Vasco Sameiro faço o mesmo tempo que faz... digamos o Jean Ragnotti ou o Walter Rohrl? Claro que não!
Se queres provar algo, esse algo tem que ser provado nas mesmas condições... O condutor é os outros 50% do tempo da volta... Os tempos que estão aí em cima são os das Hot Laps feitas nos Best Motoring... Vais ao Youtube e os vídeos estão lá! Vês tudo... E pelo mesmo piloto (tirando os mais antigos que é com o Kurosawa "Gan-San").
Última edição por andre_DC em 12/ago/2013, 23:34, editado 1 vez no total.
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