iniciar sessão

Notícias

A Honda lança Sistema de Assistência à Condução Ecológica

Eco Drive AssistNova tecnologia a ser instalada no híbrido Insight na Primavera de 2009


A Honda anunciou um novo Sistema de Assistência à Condução Ecológica para ajudar os condutores a obter melhor economia de combustível em condições reais de condução. Esta tecnologia vai estar equipada no novo automóvel familiar híbrido, o Insight, que vai estar à venda na Primavera de 2009.

Será o primeiro sistema do mundo a combinar três diferentes funções para melhorar a economia de combustível: um modo ECON que controla o motor, a transmissão e outros componentes do grupo de potência para garantir uma condução mais económica; uma função de orientação que ajuda os condutores a conseguir maior economia de combustível usando a cor do velocímetro; e uma função de pontuação que fornece indicações instantâneas e a longo prazo sobre as técnicas de condução, após cada viagem.

A Honda desenvolveu este Sistema de Assistência à Condução Ecológica para ajudar os seus clientes a melhorarem a economia de combustível em condições reais de condução. A função de pontuação fornece indicações acumuladas a longo prazo através de um gráfico de "folhas", que cresce ao longo do tempo, à medida que os condutores aprendem e, a seguir, implementam um estilo de condução suave que aumenta a economia de combustível. A natureza visual da função de pontuação facilita e torna-a agradável aos condutores para melhorarem a eficácia dos seus dotes de condução ao longo do tempo.

Principais Características do Sistema de Assistência à Condução Ecológica


1. Modo ECON

O Modo ECON aplica controlo harmonizado à CVT e ao motor para apoiar uma condução mais económica.

Logo que o condutor carrega no botão ECON, o sistema começa a funcionar e o controlo harmonizado da CVT, a transmissão de variação contínua e do motor apoiam uma condução mais económica. Para além disso, o Modo ECON proporciona automaticamente um controlo de poupança de energia na unidade do ar condicionado, alonga os períodos de paragem automática ao ralenti e aumenta a carga regenerativa durante a desaceleração, para se obter uma condução mais económica.

2. Função de Orientação

A Função de Orientação proporciona uma orientação económica em tempo real à condução.

Para aumentar a consciência do condutor para uma condução mais económica, o indicador de ambiente, que é a cor de fundo do velocímetro, notifica o condutor das condições actuais de condução. O indicador de ambiente fica verde quando se pratica uma condução económica: uma cor azul-esverdeada indica uma condução relativamente económica, com acelerações e desacelerações suaves e uma cor azul indica que o veículo está a consumir combustível, com acelerações ou desacelerações repentinas. O indicador de ambiente permite que o condutor tenha a consciência dos padrões de consumo de combustível em tempo real e encoraja-o a praticar uma condução económica, tentando manter a cor verde no mostrador. Para além disso, o indicador de ambiente é a primeira função deste tipo do mundo a apoiar uma condução económica respondendo, não só à acção do condutor sobre o pedal do acelerador, como também sobre o pedal dos travões.

3. Função de pontuação

O objectivo da função de pontuação é encorajar os condutores a praticarem uma condução mais económica e a desenvolverem um estilo de condução mais amigo do ambiente.

A função de pontuação está localizada dentro do Ecrã Multi-informações, no centro do painel de instrumentos. Esta parte do Sistema de Assistência à Condução Ecológica utiliza um gráfico de folhas de árvore para atribuir pontuação à condução económica do condutor.

Quando se LIGA a ignição, o mostrador apresenta uma pontuação que reflecte o impacto real da condução.

Quando se DESLIGA a ignição, as folhas da fila superior mostram o resultado da viagem que acaba de terminar, enquanto que uma barra horizontal na fila do inferior do mostrador apresenta o resultado acumulado do automóvel.

O Ecrã Multi-informações também permite aos condutores visualizar os consumos de combustível das últimas três viagens, bem como as estatísticas dos consumos instantâneos e médios de combustível.

Quando esta tecnologia estrear no Insight na Primavera, será a primeira função deste tipo no mundo a proporcionar indicações em tempo real e após a viagem, relativamente ao impacto dos hábitos de condução na economia de combustível.

 

O conteúdo deste artigo é propriedade da Honda Portugal ( http://www.honda.pt/  )