Erro
  • [SIGPLUS_EXCEPTION_SOURCE] Image source is expected to be a full URL or a path relative to the image base folder specified in the back-end but insightdetroit&width=100&height=75 is neither a URL nor a relative path to an existing file or folder.
  • [SIGPLUS_EXCEPTION_SOURCE] Image source is expected to be a full URL or a path relative to the image base folder specified in the back-end but insight&width=100&height=75 is neither a URL nor a relative path to an existing file or folder.
iniciar sessão

Notícias

Honda Insight - Estreia Mundial em Detroit

 Insight    O novíssimo híbrido Honda Insight fará a sua estreia mundial hoje no Salão Internacional Norte-americano em Detroit. O Insight 2009 representa uma nova fase na    evolução da tecnologia híbrida utilizando uma versão menos dispendiosa da tecnologia híbrida de assistência por motor eléctrico integrado (IMA) da Honda, tornando-a    mais acessível a clientes de veículos híbridos em todo o mundo, combinando consumos de apenas 4,4 litros aos 100 km e emissões de CO2  de apenas 101 g/km.

 

Comentando a estreia do Insight, o Presidente da Honda Motor Europe, o Sr. Shigeru Takagi disse:

"Honda já vende híbridos há quase uma década, mas esta é a primeira vez que a nossa tecnologia está disponível num veículo de 5 lugares e 5 portas, a um preço acessível. O Insight combina o nosso galardoado sistema híbrido IMA com um sistema de ajuda ao condutor (Eco Assist) fácil de utilizar, para ajudar os nossos clientes a maximizarem a sua economia real de combustível. Combinando um motor eléctrico com um motor a gasolina de elevada eficiência, o Insight oferece aos condutores não só baixas emissões de CO2, mas também muito baixas emissões de outros gases de estufa tais como o N2O."

 

O design “hatchback” de 5 portas é influenciado em termos de estilo e perfil aerodinâmico pelo Honda FCX Clarity, veículo a células de combustível. Para complementar o seu perfil esguio, o Insight foi concebido com um baixo centro de gravidade e um habitáculo espaçoso para cinco passageiros, proporcionando um equilíbrio entre um excelente comportamento e um interior bastante versátil.

 

 

Para auxiliar os condutores do Insight a tirarem o maior partido de todos os benefícios da tecnologia híbrida da Honda, o Insight possui uma nova e interactiva tecnologia, orientada para o condutor, para melhoria dos consumos de combustível, denominada Sistema de Assistência à Condução Ecológica (Eco Assist). O sistema Eco Assist combina múltiplas funções:

 

·       Um modo ECON activado pelo condutor que optimiza o controlo da transmissão de variação contínua, do motor a gasolina e componentes relacionados com motor e transmissão para poupar combustível;

 

·       uma função de informação instantânea para o condutor, utilizando um velocímetro com fundo colorido, orientando em tempo real relativamente à melhor forma de conduzir para realizar menores consumos de combustível; e

 

·       uma função de pontuação de economia de combustível que informa relativamente à eficiência actual da condução, para além de dar informação sobre o estilo de condução cumulativo a longo prazo.

 

 

 

Os principais dispositivos de segurança são a carroçaria do tipo ACE (Engenharia de Compatibilidade Avançada), que proporciona maior protecção aos ocupantes do veículo e ajuda a minimizar os danos noutros veículos; seis airbags incluindo airbag do passageiro, laterais e de cortina; e uma carroçaria com design dianteiro atenuante de ferimentos a peões.

 

Outros equipamentos de origem em todas as versões do novo Insight incluem encostos dos bancos traseiros rebatíveis com divisão 60/40, painel de instrumentos digital de dupla zona, controlo automático da climatização, vidros eléctricos, sistema de Assistência à Estabilidade do Veículo (VSA), volante com regulação em altura e profundidade e sistema áudio compatível com o formato MP3 com ficha de entrada áudio auxiliar e Controlo de Volume Sensível à Velocidade.

 

As versões de topo do Insight incluem controlo da velocidade de cruzeiro, sistema áudio com 6 altifalantes de interface áudio USB, patilhas das mudanças montadas no volante e Sistema de Navegação por Satélite Honda com Reconhecimento por Voz.

 

Todas a versões do Insight são motorizadas por um evoluído motor i-VTEC SOHC a gasolina, com 1.3 litros de cilindrada, em liga de alumínio e acoplado a uma Transmissão de Variação Contínua (CVT). O motor convencional é assistido pela nova geração do sistema híbrido de Assistência por Motor Eléctrico Integrado (IMA) da Honda, para economia de combustível e emissões baixas excelentes.

 

O sistema IMA do Insight incorpora um motor eléctrico de 14 CV, um avançado conjunto de baterias e uma Unidade Inteligente de Potência (IPU) compacta – recuperando a energia cinética da travagem do veículo e da desaceleração para fornecer potência adicional para usar nas acelerações, quando necessário. A colocação do ultra-compacto conjunto de baterias IMA e a da unidade IPU no piso traseiro do veículo permitiu obter uma versátil divisão a 60/40 dos encostos dos bancos traseiros rebatíveis.

 

O sistema IMA tem capacidade para motorizar o veículo exclusivamente em modo eléctrico em determinadas condições de condução a baixa e média velocidade. Além disso, também permite desactivar os cilindros do motor a gasolina em desacelerações e desligá-lo quando o veículo está parado.

 

A Honda é líder no desenvolvimento de tecnologias de veículos mais limpos e económicos, incluindo o Honda Insight original de 1999, o primeiro automóvel híbrido a gasolina-eléctrico de produção comercial nos E.U.A. e na Europa. A Honda anunciou planos para aumentar as suas vendas globais de híbridos até às 500.000 unidades anualmente, com o Insight a ser seguido por um automóvel com base no protótipo CR-Z e uma versão híbrida do Jazz.

 

A Honda também foi pioneira no desenvolvimento de alternativas evoluídas aos combustíveis fósseis, incluindo o automóvel a células de combustível, o Honda FCX Clarity, alimentado a hidrogénio e com emissões zero, o carro de produção mais avançado do mundo.

 

{gallery}insightdetroit&width=100&height=75{/gallery}

{gallery}insight&width=100&height=75{/gallery}

 

O conteúdo deste artigo é propriedade da Honda Portugal ( http://www.honda.pt/  )