iniciar sessão

Notícias

Todas as novidades do Salão de Genebra

Genebra    A estreia europeia do Insight, o novo Accord Type S, o S2000 Ultimate Edition, e o futuro da Honda com o CR-Z e o FCX... leiam em detalhe, tudo o que se vai passar no Salão de Genebra.

Novo Honda Insight apresentado por ASIMO

no Salão de Genebra

 

 

  • Honda Insight Hybrid tem a sua estreia europeia
  • Novo Accord Type-S (não disponível em Portugal)
  • Honda S2000 Ultimate Edition
  • CR-Z Sports Hybrid Concept e FCX Clarity mostram qual o futuro da Honda

 

O avançado robot humanóide da Honda, ASIMO, apresentará o novo Honda Insight Hybrid no Salão de Genebra de 2009.

 

O novo Insight, que terá a sua estreia europeia neste Salão, foi concebido para ser um prático automóvel familiar de cinco lugares com um preço acessível, excelentes níveis de economia de combustível e de emissões de CO2.

 

O mais recente veículo híbrido da Honda recupera a designação Insight, primeiro usada em 1999, para além de assinalar o regresso da marca à produção de híbridos numa carroçaria aerodinâmica dedicada, concebida para optimizar as performances da eficiente motorização a gasolina-eléctrica.

 

O Insight combina um motor de 1.3 litros i-VTEC optimizado com um motor eléctrico fino e compacto. Este motor eléctrico assegura a assistência ao motor a gasolina quando é exigida mais potência e actua como gerador nas desacelerações e travagens. Também foi previsto o funcionamento em modo exclusivo eléctrico em determinadas condições de condução a velocidade baixa e média.

 

O Insight foi concebido para proporcionar valores de consumos e emissões realistas. O seu elemento chave é o Sistema de Assistência à Condução Ecológica instalado de origem. Na parte superior do conjunto dos instrumentos, onde está o velocímetro, existe um "mostrador ambiental" que muda de cor, entre verde, caso se pratique uma condução ecológica, azul/verde, quando o veículo é conduzido de forma aceitável e azul, quando a condução não tem em consideração o aspecto económico.

 

Este mostrador ambiental no velocímetro combina com um diagrama de barra que é mais do que um simples indicador de consumos instantâneos. O mostrador no centro do conta‑rotações mostra a agressividade com que o condutor acelera ou trava e encoraja-o a manter-se no centro do mostrador, através de uma utilização mais progressiva dos pedais do acelerador e dos travões.

 

Para registar o progresso de cada ciclo de condução, aparecem folhas nos caules dos ícones de plantas presentes no mostrador central, caso o condutor corresponda às condições ideais de uma condução ecológica. Se o estilo de condução sair destes parâmetros durante um determinado período de tempo, as plantas murcham. No final de cada viagem, o condutor recebe uma pontuação que acumula ao longo do tempo, sendo gradualmente recompensado com símbolos de troféu, caso mantenha boas práticas continuadas de condução ecológica.

 

O Insight foi projectado para ser um automóvel familiar prático, a um preço acessível, com excelente economia de combustível e baixas emissões de CO2 . O Insight possui capacidade para cinco pessoas e um compartimento de bagagem com 408 litros de capacidade, com os bancos em posição normal. A redisposição da IPU (Intelligent Power Unit) e do módulo de baterias permitiu ao Insight possuir bancos que se rebatem de forma quase plana, aumentando a capacidade de bagagem para 1.017 litros (ao tecto e sem pneu temporário).

 

Os práticos interiores são complementados por uma carroçaria atraente e aerodinâmica, que ajuda o Insight a registar apenas 101 g/km de emissões de CO2 e 4,4l/100km de consumo de combustível, sob os procedimentos de testes combinados da UE.

 

O Insight vai estar à venda na Europa a partir de Março de 2009, com a informação de preços a ser divulgada por alturas do Salão Automóvel de Genebra.

 

O novo ASIMO

 

O anfitrião do stand Honda será o robot humanóide mais evoluído do mundo, o novo ASIMO. Este robot é o mais recente da longa linhagem de robots da Honda, iniciada com o robot E0 em 1986. Ajudará a demonstrar as capacidades do novo Insight. O ASIMO evoluiu ao longo dos anos, desenvolvendo capacidades de correr, reconhecer pessoas e objectos, subir escadas e até transportar e oferecer bebidas.  

 

O ASIMO tornou-se num símbolo da investigação avançada da Honda em termos de tecnologias não‑automóvel e representa o culminar de mais de 20 anos de desenvolvimento ininterrupto. O sonho da Honda é que, um dia, o ASIMO evolua de tal forma que possa verdadeiramente ajudar as pessoas.

 

Em Genebra o ASIMO irá interagir com um apresentador mostrando a versatilidade do novo Honda Insight. O ASIMO tem provado ser imensamente popular, arrastando multidões aos salões automóvel de todo o mundo e marcando presença em exposições científicas e até em Wall Street, na bolsa de Nova Iorque.

 

Accord Sedan e Accord Tourer equipados com motor i-DTEC de 180cv

(Não disponível em Portugal)

 

Juntamente com o Insight e o ASIMO, irá também ser apresentado a nova versão de 180 CV do motor diesel i-DTEC da Honda. Esta nova variante de alta potência produz 180 CV às 4.000 rpm, um aumento de 30 CV relativamente ao motor i-DTEC, com o pico de potência a surgir às mesmas rotações. O binário também aumentou 30 N·m, para os 380 N·m, às 2.000 rpm.

 

Este motor melhorado vai equipar a nova versão Type-S do Accord. Para além do significativo aumento de potência, este novo modelo ganhou novos pára-choques mais baixos, um spoiler inferior dianteiro, extensões nas longarinas e uma grelha com acabamento cromado fumado. Como complemento deste conjunto de alterações cosméticas, os piscas de direcção serão translúcidos, para melhor distinguir o novo modelo Type-S. Para além disso, este modelo estará equipado com um novo design de jantes de liga leve de 18 polegadas, conferindo ao Type-S uma aparência mais desportiva.

 

O novo motor mantém os 2.2 litros de capacidade e obtém a potência adicional através de um turbo‑compressor, cabeça do motor e maior intercooler, todos revistos. Os dados relativos às performances, consumos de combustível e emissões estarão disponíveis logo que o processo de homologação fique completo.

 

 

Honda S2000 Ultimate Edition

 

O último modelo Honda S2000; esta Ultimate Edition estará à venda na Europa a partir de Março de 2009. Esta edição limitada foi produzida para assinalar o fim da produção deste galardoado automóvel desportivo.

 

A Ultimate Edition mantém o motor VTEC de 2.0 litros, com 9.000 rpm e combina-o com uma carroçaria Grand Prix pintada de branco e jantes de liga leve de cor grafite. A tonalidade da pintura evoca a cor do F1 Honda de 1964 e de diversos modelos desportivos posteriores. A combinação da cor exterior com as jantes de liga leve metalizadas escuras e com o exclusivo emblema preto S2000 confere um visual refrescante à forma intemporal da carroçaria deste roadster.

 

O exterior branco será complementado por interiores vermelhos em pele e por costuras vermelhas no fole da alavanca das mudanças. Esta Ultimate Edition possui placas numeradas únicas no painel da soleira, indicando o seu número de produção na série.

 

Tal com o seu nome sugere, o Honda S2000 Ultimate Edition será à última versão antes do final da produção global deste modelo, em Junho de 2009.

 

FCX Clarity e CR-Z Concept

 

Para além dos novos modelos estará também em exposição o Concept CR-Z Hybrids Sports, que deixa antever o novo modelo que se juntará ao Insight e ao Civic no line-up dos automóveis compactos híbridos da Honda. O modelo de produção, que será baseado neste 2+2, proporcionará algo completamente novo no mercado dos híbridos quando iniciar as suas vendas no futuro.

 

Juntamente com o CR-Z, estará também o Honda FCX Clarity veículo a célula de combustível, já entregue a clientes americanos, incluindo o Produtor Cinematográfico de Hollywood Ron Yerxa e a actriz Jamie Lee Curtis.

 

Honda não irá realizar a habitual Conferência de Imprensa no dia da Imprensa. Em vez dessa Conferência será o novo ASIMO a apresentar o novo Insight aos media e ao público durante todos os dias do Salão suiço.

 

O conteúdo deste artigo é propriedade da Honda Portugal ( http://www.honda.pt/  )