iniciar sessão

Notícias

Novo Honda Jazz i-Shift

Jazz    O novo Honda Jazz, apresentado em Setembro passado, está equipado com motores de 1.2 litros de 90 CV e 1.4 litros i-VTEC de 100 CV proporcionando melhores performances com consumos excepcionalmente reduzidos respectivamente, 5,3 e 5,5 l/100 km em circuito combinado.

Foram concebidos para apelar a clientes que procurem um veículo menor, bem como aqueles que pretendam obter uma economia de combustível comparável aos modelos diesel. O equilíbrio entre economia e performances vigorosas não tem rival nesta classe. Adoptando a tecnologia de abertura variável das válvulas, VTEC, as novas unidades tetra cilíndricas de 1.2 e 1.4 litros estão acopladas a uma transmissão manual de 5 velocidades ou, nas versões 1.4, à transmissão manual automatizada de 6 velocidades i SHIFT da Honda.



Esta transmissão i-Shift da Honda está agora disponível também no Honda Jazz. É uma transmissão manual automatizada de 6 velocidades permitindo obter um consumo de 5,3l /100 km e representando uma melhoria de 10%  comparando com a transmissão CVT (transmissão de variação contínua) da anterior geração. Esta unidade é um desenvolvimento do sistema anteriormente instalado no Civic e inclui as seguintes melhorias: redução dos tempos de engrenagem das mudanças, mudanças mais suaves e uma lógica mais inteligente de mudanças em modo automático. Permite ao condutor optar por um Modo Automático, para uma condução mais descontraída ou por um Modo Manual, para uma condução mais desportiva, utilizando a alavanca das mudanças ou as patilhas do volante.



Alterna-se do Modo Manual para o Modo Automático movendo uma alavanca das mudanças para a esquerda da grelha principal, enquanto que o modo de mudanças sequenciais e o Modo Manual são acedidos movendo a alavanca para a frente (mudanças mais altas) ou para trás (mudanças mais baixas) dentro da grelha principal. Só é necessário efectuar movimentos curtos, o que realça a condução desportiva, com o actuador da embraiagem a permitir mudanças particularmente suaves e rápidas. Quando em Modo Automático, é perfeitamente possível reverter momentaneamente para o modo Manual passando ao funcionamento através das patilhas das mudanças. Desta forma, o condutor pode engrenar uma ou duas mudanças mais baixas para maior aceleração.



Esta versão com transmissão i-SHIFT está também equipada com o sistema HSA (Hill Start Assist - Assistência ao Arranque em Subida) que segura momentaneamente os travões durante o arranque numa inclinação, o que evita que o veículo descaia.



Honda Jazz 1.4 i-VTEC Exclusive i-Shift   €19.450,00

PDF com todas as informações relativas a equipamentos do Jazz 2009: http://espiritohonda.com/ficheiros/Jazz%202009.pdf

Jazz

 

O conteúdo deste artigo é propriedade da Honda Portugal ( http://www.honda.pt/  )