iniciar sessão

Notícias

Novo Presidente e CEO da Honda

Ito   A Honda Motor Co., Ltd anunciou no passado dia 23 de Fevereiro que Takanobu Ito, que exerce actualmente o cargo de Director Sénior, será o sétimo Presidente e CEO da Honda Motor, tomando posse no final de Junho de 2009. Takeo Fukui, actual Presidente e CEO, permanecerá na Administração e assumirá funções de Director Conselheiro. Esta sucessão entrará em vigor após a reunião anual de accionistas agendada para o final de Junho de 2009.

Takanobu Ito entrou para a Honda em 1978, tenho iniciado a sua carreira na área de investigação e desenvolvimento automóvel da empresa, principalmente como engenheiro de design de chassis. Ito foi o responsável pelo desenvolvimento da estrutura de chassis integral em alumínio da carroçaria unificada do desportivo NSX, com motor em posição central, colocado à venda em 1990, uma estreia mundial para um veículo de produção. Assumiu também a responsabilidade pelo desenvolvimento de diversos automóveis sedan de dimensões compactas para o mercado Japonês no início dos anos 90.



Entre Abril de 1998 e Março de 2000, Takanobu Ito exerceu funções de Vice Presidente Executivo da Honda R&D Americas, Inc., nos E.U.A onde participou activamente no desenvolvimento do primeiro SUV Acura, o MDX (posto à venda nos E.U.A. em Outubro de 2000).



Em Junho de 2000, Ito foi nomeado para o Conselho de Administração da Honda Motor, sendo simultaneamente promovido para Director Geral da Honda R&D Co., Ltd.. Posteriormente, tornou-se Presidente e Director da Honda R&D, em Junho de 2003. Assumiu ainda funções na área do fabrico como Director Geral da Fábrica da Honda em Suzuka, em Abril de 2005.

Em Abril de 2007, tornou-se Director Geral das Operações da Divisão Automóvel da Honda Motor e Director Sénior a partir de Junho do mesmo ano.



A partir de Abril de 2009, assumirá a posição de Presidente e Director da Honda R&D, uma posição que manterá em simultâneo com o cargo de Presidente e CEO da Honda Motor a partir do final de Junho de 2009.



Takeo Fukui serviu a Honda Motor como Presidente e CEO desde Junho de 2003. Durante os seis anos da liderança de T.Fukui, a Honda evoluiu a sua estrutura global de fabrico ao estabelecer uma fábrica de automóveis no estado de Indiana, nos E.U.A. e através da decisão de preparar duas fábricas a de Yorii e a de Ogawa, em Saitama no Japão.



Além disso, Takeo Fukui levou a empresa a incursões em novas áreas de actividade, incluindo o estabelecimento de áreas de negócio no domínio dos motores a jacto e da aeronáutica e a participação no campo dos painéis de células solares, com a próxima geração de células solares da Honda. Ainda sob a liderança de Fukui, a empresa continuou a demonstrar a sua liderança na redução das emissões de CO2, tanto através de inovações tecnológicas como de produto. O firme compromisso da Honda em reduzir as emissões de CO2 à escala global ficou bem patente em 2006, quando a empresa anunciou os seus objectivos a toda a escala para a redução dos níveis de CO2 emitidos pelas suas gamas de produtos, bem como pelas suas linhas de produção. O lançamento do novíssimo e acessível Insight foi o resultado da forte liderança de Takeo Fukui, com base na crença que os veículos híbridos têm de ser acessíveis a mais pessoas, se queremos que a tecnologia contribua para a redução das emissões de CO2.



Takeo Fukui entrou para a Honda em 1969, como engenheiro e tornou-se membro da equipa de projecto que desenvolveu o motor Honda CVCC (Combustão Controlada por Vórtice Composto). Fukui também tem larga experiência nas operações de desenvolvimento e competição de motociclos da empresa. Em 1988, tornou-se membro do Conselho de Administração da Honda Motor, assumindo posteriormente responsabilidades como Director-Geral da Fábrica de Suzuka, Presidente da Honda of America Mfg., Inc., Presidente e Director da Honda R&D e, mais recentemente, Presidente e CEO da Honda Motor, lugar que tem ocupado desde Junho de 2003.
 

Ito

 

 O conteúdo deste artigo é propriedade da Honda Portugal ( http://www.honda.pt/  )