iniciar sessão

Notícias

Jazz obtém classificação máxima no EuroNCAP

O Honda Jazz foi considerado um dos automóveis mais seguros, de acordo com os resultados dos novos testes de colisão independentes da Euro NCAP, estabelecendo um novo padrão para os citadinos.

A Euro NCAP desenvolveu um novo esquema de classificação que se centra na performance geral do veículo em termos de segurança e que se apresenta num único resultado mais fácil de entender. Este novo sistema considera a protecção dos ocupantes em termos de impactos frontais, laterais, contra postes, bem como impactos traseiros, para além da protecção das crianças e dos peões e, ainda, a disponibilidade de sistemas de assistência à condução. O Honda Jazz recebeu a classificação máxima de 5 estrelas, resultado já obtido pelo Honda Accord e Honda Civic.

O novo esquema de classificação, introduzido em Fevereiro de 2009, veio substituir o sistema antigo. Agora, é usado um resultado ponderado, que combina diversos aspectos de segurança de um automóvel: a avaliação da protecção dos adultos (50%), das crianças (20%) e dos peões (20%) com a disponibilidade de dispositivos de assistência à segurança (10%). Para se obter uma classificação de 5 estrelas, é necessário alcançar um resultado mínimo geral de 70%. Para se qualificar para a inclusão, é necessário ter instalado de origem dispositivos de assistência à segurança (VSA para a Honda), em 85% da gama 2009 para a UE a 27.



Este novo sistema de classificação vem complementar os testes de segurança internos já há muito realizados pela Honda e que procuram melhorar a segurança em situações de utilização real. As instalações da Honda para testes de colisão entre automóveis situadas em Tochigi permite aos técnicos analisar as consequências dos impactos, envolvendo modelos de diferentes tamanhos e pesos, levando ao desenvolvimento de soluções para amenizar os ferimentos de ambos os lados.



Segurança no Honda Jazz



Assistência à Estabilidade do Veículo (VSA - Vehicle Stability Assist)

Este sistema foi concebido para auxiliar o condutor a manter o controlo ao curvar, ao acelerar e em manobras súbitas, através da aplicação de força de travagem às rodas direitas ou esquerdas, conforme necessário, para além da gestão dos sistemas do acelerador e dos travões. Disponível de série nas versões equipadas com o motor 1.4 i-VTEC, encontra-se também disponível como opção nas versões com motorização 1.2 i-VTEC.



Estrutura da carroçaria do tipo ACE (Advanced Compatibility Engineering - Engenharia de Compatibilidade Avançada)

O Honda Jazz é  construído com uma célula de protecção, constituída por 42% de aço de alta tensão que dispersa a energia, aumentando a protecção dos ocupantes em 20%.

Desenvolvida no centro de teste de colisão Honda em Tochigi, a estrutura da carroçaria do tipo ACE™ está presente em toda a gama Honda, constituindo um forte argumento no capítulo da segurança.  



A estrutura do Honda Jazz foi concebida para evitar a deformação do habitáculo, numa ampla variedade de situações, proporcionando máxima protecção aos ocupantes. Isto é especialmente importante quando ocorre, por exemplo, uma colisão frontal entre veículos de alturas, pesos, e/ou carroçarias de construção diferentes.

A estrutura ACE do Honda Jazz é composta por um polígono frontal ultra eficiente na absorção de energia, uma moldura superior que absorve a parte superior da força de embate e um membro inferior que previne o desalinhamento das carroçarias dos veículos envolvidos. Esta estrutura proporciona uma rigidez excepcional, ao mesmo tempo que aumenta a protecção face a um impacto lateral, mantendo a integridade do habitáculo.



Protecção de Peões

O novo Honda Jazz incorpora também várias soluções tendo em vista a protecção de peões. As nossas pesquisas demonstraram que estas soluções diminuem significativamente as lesões provocadas em peões, no caso de serem atingidas por um veículo. As características presentes no Honda Jazz incluem limpa pára-brisas com pivots concebidos para partir em caso de impacto, apoios dos guarda-lamas dianteiros e dobradiças do capot com características de absorção de energia, para além de uma zona desobstruída debaixo do capot, o que confere mais espaço para deformação.



Airbags e cintos de segurança

Em todos os modelos, os airbags frontais e laterais são ainda complementados por airbgas de cortina que cobrem todas as janelas laterais do automóvel, de forma a proteger os ocupantes dianteiros e traseiros.



Existem também cintos de segurança de 3 pontos de fixação em todos os 5 lugares do automóvel, tendo os cintos dianteiros limitadores de carga com pré-tensores.



Duas fixações ISOFIX no banco traseiro, juntamente com pontos de fixação do tejadilho, asseguram uma correcta fixação de uma cadeira de criança.



Travagem

Todas as versões do Honda Jazz têm travões de disco frontais e traseiros, ABS, distribuição electrónica da travagem (EBD - Electronic Brake Force Distribution) e assistência à travagem de emergência (EBA - Emergency Brake Assist) para uma performance optimizada.



Encostos de cabeça activos

O novo Honda Jazz está  equipado com encostos de cabeça dianteiros activos, que reduzem a probabilidade de lesões cervicais em caso de impacto traseiro. O ocupante ao ser projectado para dentro do banco no caso de ocorrer um impacto traseiro, provoca a activação, por intermédio de uma placa rígida, de uma ligação ao encosto de cabeça que empurra o encosto para a frente, suportando a cabeça do ocupante do banco.

 

O conteúdo deste artigo é propriedade da Honda Portugal ( http://www.honda.pt/  )