iniciar sessão

Notícias

Tiago Monteiro estreia Civic WTCC este fim de semana em Suzuka

Tiago MonteiroO piloto português Tiago Monteiro irá fazer a estreia do Novo Civic no Mundial FIA WTCC, este fim-de-semana no Circuito de Suzuka, no Japão. A equipa Honda Racing Team JAS encontra-se totalmente preparada para a estreia, após os vários testes efectuados na Europa, durante o Verão, e no início deste mês, já no Japão, no Circuito de Sugo.

A Honda irá entrar nesta competição com o novo Civic equipado com um motor a gasolina 1.6 turbo, de 4 cilindros, com injecção directa. Esta será uma corrida histórica para a Honda pois, para além da estreia no Campeonato FIA WTCC, este ano comemora-se o 50º aniversário do Circuito de Suzuka que foi desenhado pelo fundador da marca Soichiro Honda, e o 40º aniversário do Civic.

 

Tiago Monteiro: “Após os testes do Verão em Vallelunga, Slovakia Ring e Portimão, e a bateria desta semana realizada em Sugo, a minha motivação é elevadíssima. E agora, que estamos somente a algumas horas da estreia, posso sentir a paixão e excitação crescente dos fãs da Honda. Quando penso em todo o trabalho efectuado por todos, quer na Honda, quer na JAS, para chegarmos até aqui, sinto que sou mesmo um privilegiado por estar detrás do volante deste carro+ é um momento muito especial, sem dúvida nenhuma!

Daisuke Horiuchi - Líder do Projecto WTCC na Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Honda: “Toda a equipa tem vindo a preparar-se para Suzuka desde que anunciámos a nossa entrada no WTCC em Fevereiro. Tem sido obviamente um enorme desafio mas estamos preparados. O esforço da preparação da equipa e do carro para as últimas 3 corridas da temporada deve-se em grande parte à importância que Suzuka tem para a Honda. Em 1962, o nosso visionário fundador, Soichiro Honda, desenhou este circuito – o primeiro circuito de competição na Ásia – por isso estamos muitíssimo motivados para celebrar da melhor forma o seu 50º aniversário com os nossos fãs e colaboradores em todo o Mundo. 2012 marca também o 40º aniversário do modelo Civic, por isso não seriamos capazes de pensar numa maneira melhor de celebrar esta marca do que ver a última geração europeia deste modelo a competir ao mais alto nível no WTCC. A prova de Suzuka estará certamente cheia de emoções para nós. Apesar de competirmos na totalidade do calendário apenas em 2013, tenho a certeza de que o Tiago e a equipa irão fazer o máximo para honrar esta estreia.

O início deste projecto ocorreu em Fevereiro deste ano, quando a Honda confirmou a sua entrada no Mundial de WTCC a partir de 2013, com uma equipa de dois automóveis conduzidos pelo piloto português Tiago Monteiro, e pelo italiano Gabriele Tarquini. Em 2012, a Honda irá competir nas últimas 3 corridas do Mundial FIA WTCC de forma a preparar da melhor maneira a sua entrada na temporada seguinte. Tiago Monteiro será o piloto a conduzir o Civic nessas 3 provas.

A J.A.S. Motorsport, parceira da Honda na competição desde há vários anos, tem vindo a desenvolver, com base no modelo de produção europeu, o Novo Civic WTCC, enquanto a Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda foi responsável pelo desenvolvimento do novo motor 1.6 a gasolina – o HR412E. A Mugen irá aperfeiçoar o motor de competição e providenciar todo o apoio em pista a partir da temporada de 2013.

Transmissão em directo das 2 corridas no próximo domingo, no canal Eurosport: às 6h:15 e às 7h:15.

Fonte: Honda Portugal

 

Tiago Monteiro
Tiago Monteiro