iniciar sessão

Notícias

Pódio e pontos para a Honda em Macau

Honda Civic WTCC - MacauNeste fim-de-semana, Tiago Monteiro conseguiu o seu quinto pódio da temporada quando terminou em segundo lugar na 1ª Corrida no traçado de Macau. Desde o início o piloto Português esteve sob intensa pressão, mas conduziu soberbamente para manter todos os adversários atrás do Civic #18.

Para Gabriele Tarquini o dia não correu da melhor forma quando uma falha electrónica foi detectada durante a manhã, na sessão de warm-up, que exigiu a troca do motor.
Tarquini perderia a 1ª corrida e sua magra vantagem de 25 pontos, mantendo o segundo lugar geral no Campeonato de Pilotos, parecia sob ameaça. De salientar ainda o excelente trabalho da equipa JAS Motorsport que conseguiu ter o Civic pronto para a 2ª corrida, onde o italiano foi capaz de terminar na nona posição para garantir o merecido título de vice-Campeão.

Enquanto Gabriele foi forçado a ficar de fora na primeira corrida, Norbert Michelisz levou um duro quarto lugar conquistado pelo seu Zengo Motorsport Civic. No entanto, o jovem húngaro não teve tanta sorte na Corrida 2, quando um acidente em cadeia, poucos metros após o início, eliminou da prova vários carros, entre eles o seu Civic. Os limites estreitos do circuito foram traiçoeiros para os motoristas durante a corrida 2, que teve que ser reiniciada duas vezes.

Tiago Monteiro evitou o caos inicial, mas teve contacto na primeira volta da corrida reiniciada e foi forçado a sair da corrida com a suspensão traseira e travões danificados. Tarquini também conseguiu escapar dos muitos toques durante a corrida que eventualmente foi concluído quase 90 minutos de atraso. O seu carro marcou mais 2 pontos e, com os seus adversários directos ficando fora da corrida, o seu título de vice-campeão foi confirmado como grande crédito para o seu árduo trabalho durante a temporada.

"Estou muito contente por ficar em segundo lugar", disse Tiago Monteiro. "Foi uma grande luta durante toda a corrida. Quando se está tão perto assim neste circuito simplesmente não há espaço para o menor erro. Tive que manter a minha velocidade e ao mesmo tempo estar ciente de onde o outro carro estava a tempo inteiro."

Para Gabriele Tarquini garantir o segundo lugar no Campeonato é mais um marco na sua ilustre carreira, que inclui o Campeonato do Mundo em 2009: "Foi um ano muito gratificante e a Honda é agora realmente competitiva. Começamos uma nova era com os novos regulamentos para 2014 por isso será um novo desafio para a equipa ."

Daisuke Horiuchi, Líder do Projeto para o desenvolvimento WTCC da Honda R&D, explica a decisão de mudar o motor do Tarquini: "Depois de warm-up nesta manhã encontramos um problema electrónico relativo ao motor. Tentámos arranjar solução, mas no final não houve outra escolha senão mudar o motor. Foi efectuado um bom trabalho para ter o carro pronto para a 2ª corrida e Gabriele conduziu brilhantemente, mais uma vez, para acumular pontos valiosos."

Foi um excelente ano de estreia para a Honda, conseguindo vencer o campeonato de construtores, e Gabriele Tarquini o 2º lugar, no que respeita à classificação dos pilotos, ao volante do seu Civic #3.