iniciar sessão

Notícias

Nova Gold Wing F6B com Versão do 40º Aniversário

Honda Gold Wing F6B 2015Despida, longa e baixa, com um estilo Bagger clássico, inconfundível e uma presença muito própria, a nova Gold Wing F6B 2015 assinala o 40º aniversário recebendo o controlo da velocidade de cruzeiro e marcha-atrás, juntamente com os emblemas comemorativos e pintura exclusiva em Cinza Mate

 

 

Durante a última década, o estilo Bagger tem gozado de enorme popularidade. Esta tendência centra-se em motos turísticas totalmente carenadas que foram "despidas", deixando apenas um par de malas atrás, um ecrã cortado à frente e uma carenagem mínima.

É um estilo que veio injectar uma atitude indiscutivelmente Custom num sector marcadamente turístico, com uma combinação de credibilidade autêntica, funcionalidade genuína e um estilo fresco e excitante, inspirado nas necessidades de uma nova geração de motociclistas.

Em 2013, a Honda apresentou uma nova "espécie" de Gold Wing, que se veio juntar à inigualável original. A Gold Wing F6B era uma moto "despida", elegante e suave, Custom e Cruiser em partes iguais. Mas, mais que isso, a Gold Wing F6B era uma moto toda Bagger: uma moto de turismo destilada até à sua essência absoluta, com uma das jóias da coroa da Honda em termos de motorização – o incrível e emotivo motor de seis cilindros horizontalmente opostos.

Para celebrar o 40º aniversário de produção do modelo Gold Wing, a Gold Wing F6B de 2015 recebeu duas actualizações importantes, em resposta aos pedidos dos clientes, para além de emblemas e chave comemorativos, que assinalam esta efeméride tão especial do motociclismo.

 

Generalidades do Modelo

O motor de 1.832 cm³ da Gold Wing F6B é, sem dúvida nenhuma, uma obra-prima, mas é o estilo da moto que, inicialmente, chama a atenção. Logo desde o ecrã robusto, as linhas fluidas da frente até à traseira e, para 2015, a nova cor Prata Mate Metalizada Bullet, em contraste com negro do quadro, forquilha, jantes e braço oscilante, dá à Honda F6B Bagger um aspecto subtil e uma presença fantástica. Os bancos exclusivos são confortáveis para as tiradas de maior duração e oferecem bom apoio a condutor e passageiro, enquanto o sistema de som estereofónico com funcionalidades RDS e 4 altifalantes assegura o prazer de ouvir as suas músicas favoritas durante a condução.

Em resposta ao feedback dos clientes, foram introduzidas duas actualizações nas especificações desta moto para 2015. Adicionalmente, a Gold Wing F6B está agora equipada de origem com marcha-atrás. Comandada por um botão no punho direito e accionada pelo motor de arranque eléctrico, esta funcionalidade ajuda a manobrar a moto em situações onde o peso pode dificultar a manobra, como ao sair de um lugar de estacionamento inclinado, especialmente se a moto estiver carregada ou com passageiro. A segunda actualização - um sistema electrónico de controlo da velocidade de cruzeiro - facilita ainda mais os períodos longos de condução em auto-estrada.

O quadro dupla trave em alumínio fornece rigidez e excelente maneabilidade à moto, ajudado pela forquilha telescópica anti-mergulho com diâmetro de 45 mm e pela suspensão traseira Pro-link. O sistema de travagem duplo ABS combinado assegura uma travagem rápida, potente e segura, em diversos tipo de superfície e condições de estrada.

Fabricada para estar à vontade tanto em ambiente citadino como em estrada aberta, a Gold Wing F6B de 2015 é 29 kg mais leve do que a Gold Wing GL1800, mas possui um quadro idêntico e a mesma entrega fantástica de potência e de binário. Se acrescentarmos a isto uma aparência soberba e a sua inegável presença na estrada – mais os emblemas comemorativos do 40º aniversário no interior e exterior da carenagem – estamos perante uma moto capaz de oferecer uma experiência de condução verdadeiramente especial.

 

Características-chave

Motor

Poucos irão esquecer o primeiro encontro com este motor – a sua entrega suave de potência e avalanche instantânea de binário viciam muito rapidamente. O sistema de injecção de combustível fornece a mistura ar/combustível regulada de forma precisa ao motor da Gold Wing F6B, uma unidade de 1.832 cm³, seis cilindros horizontalmente opostos, 2 válvulas por cilindro SOHC, diâmetro e curso de 74 mm x 71 mm, relação de compressão de 9,8:1 e 167 N·m de binário às 4.000 rpm e potência de 117CV (87 kW) às 5.500 rpm. A caixa de cinco velocidades, com 5ª do tipo overdrive, transmite o binário do motor através de um veio rígido.

Para 2015, os componentes internos da F6B foram remodelados, criando uma sonoridade de "dupla personalidade" semelhante à da Gold Wing F6C - um som gutural a baixa rotação que vai crescendo e se transforma num assobio agudo à entrada do redline.

Para melhor desempenho ambiental, para além do sistema de injecção de ar que reduz a reacção de oxidação dos gases não queimados, o sistema HECS3 (Sistema 3 de Catalisador Evolutivo Honda) utiliza um processo catalítico de três vias, assegurando emissões bastante reduzidas de óxidos de azoto, hidrocarbonetos e monóxido de carbono.

 

Ciclística

A carenagem superior da Gold Wing F6B foi desenhada com recurso à Dinâmica de Fluidos Computorizada (CFD - Computational Flow Dynamics), enquanto as jantes, motor, forquilha, quadro e carenagens inferiores escurecidas (numa combinação de preto mate e revestimentos escuros metalizados) completam a atraente pintura Prateada Metalizada Mate Bullet (apenas disponível na F6B) e complementam as linhas baixas da moto.

O ecrã de tamanho reduzido foi cuidadosamente desenhado para permitir uma sensação de liberdade mas mantendo a capacidade de poder oferecer uma protecção decente contra os elementos atmosféricos; os grandes mostradores circulares, com indicadores LCD por baixo, dão todas as informações relevantes num formato de leitura fácil, com o estilo e a qualidade típicas de uma moto com a designação Gold Wing.

As malas laterais e o compartimento de fácil acesso na consola central (todos com tranca) oferecem amplo espaço de armazenamento. O depósito tem capacidade para 25 litros de combustível, incluindo 4,4 litros de reserva com luz avisadora. Os bancos para o condutor e passageiro oferecem uma grande sensação de espaço – quase como se fossemos num carro descapotável. Agora, o passageiro dispõe de poisa-pés e pegas pretas em alumínio.

A música tem origem no sistema estereofónico com 4 altifalantes e está colocado em frente ao condutor, oferecendo um som nítido e cristalino com excelente respostas de graves. O sistema também é compatível com iPod ou dispositivos de memória USB e lê formatos de áudio como MP3, WMA ou AAC.

A Gold Wing F6B é uma moto ágil e desembaraçada; a sua utilização é confortável e divertida, tanto nas ruas congestionadas da cidade, como em estradas retorcidas e possui performances muito fáceis em estrada aberta. Construído em secções multi-caixa de alumínio e de peso reduzido, o quadro dupla trave usa o baixo centro de gravidade do motor para produzir uma ciclística de maneabilidade fantástica a todas as velocidades – e especialmente baixa – (o próprio motor é um elemento de esforço da ciclística). A forquilha telescópica de 45 mm tem características anti-mergulho e a pré-carga da mola do mono-amortecedor Pro-Link tem regulação manual.

O ângulo da coluna de direcção é de 29°15’ e o eixo de arraste (trail) é de 109 mm. As dimensões gerais são (C) 2.605 mm × (L) 945 mm × (A) 1.255 mm, 1.690 mm de distância entre eixos e tara de 392 kg.

O Duplo ABS Combinado (C-ABS) trabalha entre os dois discos flutuantes de 296 mm, com pinças de três pistões na frente e o disco ventilado de 316 mm e pinça de três pistões, repartindo a força de travagem de forma uniforme, auxiliado pelo ABS em condições de pavimento molhado ou escorregadio. A jante dianteira de secção oca, 18 polegadas e 5 raios em alumínio fundido calça um pneu 130/70-R18, enquanto atrás, também uma jante de secção oca e de 5 raios, monta uma borracha de tamanho 180/60-R16.

 

Acessórios

A Gold Wing F6B também tem disponível uma vasta lista de acessórios, incluindo:

  • Punhos aquecidos com 5 níveis
  • Ecrã mais alto
  • Encosto
  • Porta-bagagens traseiro
  • Descanso central
  • Luzes de nevoeiro de LEDs
  • Extremidades cromadas para o guiador
  • Extensão cromada para o guarda-lamas dianteiro
  • Coberturas cromadas para os discos
  • Tampa cromada pivot
  • Descanso lateral cromado
  • Capa para a moto

 


Especificações Técnicas

     

MOTOR

 

Tipo

6 cilindros opostos, refrigerado por líquido, 4 tempos, SOHC, 12 válvulas

Cilindrada

1.832 cm³

Válvulas por cilindro

2

Diâmetro ´ Curso

74 x 71 mm

Relação de compressão

9,8 : 1

Potência máxima

117CV (87 kW)/5.500 rpm (95/1/EC)

Binário máximo

167 N·m/4.000 rpm (95/1/EC)

Capacidade de óleo

4,6 litros

SISTEMA DE COMBUSTÍVEL

 

Alimentação

Injecção electrónica multi-ponto PGM-FI com arranque a frio automático

Diâmetro dos corpos da rampa de injecção

40 mm

Filtro do ar

Filtro de papel viscoso, do tipo cartucho

Capacidade do depósito do combustível

25 litros (incluindo 4,4 litros de reserva com luz avisadora)

Consumo de combustível

15,38 km/l (modo WMTC)

SISTEMA ELÉCTRICO

 

Ignição

Digital transistorizada controlada por computador, com avanço electrónico

Capacidade da bateria

12 V/20 AH

 

TRANSMISSÃO

 

Tipo de embraiagem

Hidráulica, húmida, multi-discos com molas helicoidais

Tipo de caixa de velocidades

5 velocidades (incluindo overdrive e marcha-atrás eléctrica)

Redução final

2,750 (33/12)

Transmissão final

Veio selado

QUADRO

 

Tipo

Diamante; perfil triplo em caixa, dupla trave em alumínio

CHASSIS

 

Dimensões (C´L´A)

2.630 mm x 945 mm x 1.455 mm

Distância entre eixos

1.690 mm

Ângulo da coluna da direcção

29° 15'

Eixo de arraste (Trail)

109 mm

Raio de viragem

3,3 metros

Altura do banco

725 mm

Altura ao solo

125 mm

Peso em ordem de marcha

 

392 kg

SUSPENSÃO

 

Dianteira

 

Forquilha telescópica, com 45 mm de diâmetro e função anti-mergulho,

Traseira

 

Pro-Link Pro-Arm, com afinação controlada electronicamente da pré-carga da mola, 105 mm de curso do eixo

 

JANTES

 

Dianteira

Jante de alumínio fundido, com 5 raios e secção oca

Traseira

Jante de alumínio fundido, com 5 raios e secção oca

Dimensão da jante dianteira

 

18 x MT3,5

Dimensão da jante traseira

 

16 x MT5

Pneu dianteiro

 

130/70 R18 (63H)

Pneu traseiro

 

180/60 R16 (74H)

TRAVÕES

 

Tipo de sistema

Duplo ABS combinado

Dianteiro

 

Dois discos flutuantes de 296 x 4,5 mm, com pinças de 3 êmbolos e de metal sinterizado

Traseira

 

Disco ventilado de 316 x 11 mm, com pinça de 3 êmbolos e pastilhas de metal sinterizado