\\ Notícias

HONDA CB500X 2016

Honda CB500XA CB500X é o modelo de aventura de 35 kW (48CV), ideal para os detentores da carta A2, recebe uma importante renovação em todo o seu estilo crossover, com melhor protecção aerodinâmica e pára-brisa mais alto; outras actualizações incluem um depósito de combustível de maior capacidade, iluminação de LEDs, forquilha dianteira com afinação da pré-carga, novo escape de menor peso e manete de travão com regulação.

 

1. Introdução

Com as suas performances vigorosas e abrangentes, estilo adventure, preço bastante acessível e baixos custos de manutenção, a bicilíndrica CB500X é o modelo ideal para iniciar uma relação para a vida com o mundo das motos. A posição de condução, espaçosa e de tronco direito, o depósito de capacidade substancial e as suspensões de longo curso injectam uma sensação genuína de aventura cada vez que o condutor se sentar aos comandos, tornando este modelo igualmente apto para as deslocações diárias e as escapadelas de fim-de-semana.

Além disso, a performance do motor, de rotação livre e fácil – cujos componentes internos são derivados das CBRs 600RR e 1.000RR – tem a preferência dos condutores, seja por quem sobe de cilindrada e opta por um modelo de carta A2 ou para motociclistas mais experientes que procuram um modelo versátil e de condução divertida, prática e económica.

Para 2016, a CB500X foi bastante renovada, com um estilo crossover funcional e mais marcado, num conjunto muito atractivo e versátil que transpira aventura e – muito importante – a um preço muito convidativo.

 

 

2. Generalidades do Modelo

Apesar de o seu motor DOHC de 471 cm³ - que debita 35 kW (48CV) e tem consumos de 3,4Lt/100kms (29,4 km/litro) - e do quadro tipo diamante, de tubos em , permanecerem inalterados, a CB500X de 2016 apresenta agora um pára-brisas mais alto e farol e farolim traseiro de LEDs.

O depósito de combustível, agora com maior capacidade, permite maior autonomia e os pequenos apontamentos de pormenor, tais como o tampão do depósito com dobradiça, a manete de travão com regulação, o banco redesenhado e a chave ondulada elevam a experiência oferecida ao proprietário. A qualidade da condução foi melhorada pela inclusão da afinação da pré-carga na forquilha dianteira e das novas relações de amortecimento da suspensão traseira, para além das melhorias introduzidas ao nível do tambor das mudanças e que oferecem passagens de caixa mais suaves.

 

 

3. Características-chave

 

3.1 Estilo e Equipamento 

A CB500X original já oferecia um equilíbrio fantástico entre dimensões compactas e facilidade de utilização, com a capacidade de inspirar o condutor a partir à descoberta e a percorrer grandes distâncias, sempre em total conforto. Nesta renovação, os engenheiros da Honda procuraram aumentar a sensação intrínseca da liberdade de viajar segundo o conceito de estilo intitulado "Feel the Adventure".

O novo farol de LEDs é fisicamente menor, mas é potente. Os seus contornos angulares são encimados pelas duas luzes de presença e pelo acabamento prateado na parte inferior do pára-brisas. Estas características dão à CB500X uma aparência muito semelhante à das motos de maior cilindrada da gama X da Honda – a NC750X, a VFR800X Crossrunner e a VFR1200X Crosstourer. Os painéis laterais são agora mais pequenos e estão divididos em duas partes, com a parte superior pintada, e servem de ligação entre o design da frente e da traseira. Este novo design é complementado pelos cárteres do motor de cor preta.

Com mais 100 mm de altura em relação ao modelo anterior, o novo pára-brisas oferece maior protecção contra o vento e demais elementos atmosféricos à parte superior do corpo do condutor. A presença de uma abertura em posição central ajuda a equilibrar as pressões e a reduzir a turbulência à volta do capacete. O condutor pode regular a altura do pára-brisas em duas posições, consoante as suas preferências.

A capacidade do depósito aumentou para os 17,5 litros, aumentando a autonomia para mais de 500km. Outros detalhes centrados no condutor incluem tampão para o depósito com dobradiça e manete de travão com 5 níveis de regulação. A nova chave ondulada dá um toque de qualidade mais elevada. O banco traseiro é terminado por um farolim traseiro de LEDs e lente clara.

O painel de instrumentos é compreensivo e completo e inclui um velocímetro digital, conta-rotações também digital mas com indicação por gráfico de barras, um conta-quilómetros totalizador, dois conta-quilómetros parciais, relógio e indicador digital do nível e dos consumos do combustível. O canhão de ignição inclui o sistema imobilizador da Honda (HISS). Debaixo do banco podemos guardar um cadeado em U e a protecção do cárter serve para resguardar a parte inferior do motor e o tubo de escape nas superfícies de piso mais irregular e solto.

A CB500X vai estar disponível em cinco opções de cor, com novos autocolantes de inspiração off-road e faixas autocolantes para as rodas:

- Castanho Mate Fresco
- Preto Asteroid
- Vermelho Millennium
- Branco Pérola Horizon
- Preto Mate Gunpowder

Outros Acessórios Genuínos para a CB500X incluem punhos aquecidos, top case 35 litros com bolsa interior, porta-bagagens traseiro, malas laterais, descanso central, protecções para as mãos, faróis de nevoeiro, cadeado em U e tomada de carga para acessórios.

 

3.2 Motor

O motor da CB500X é uma unidade bicilíndrica em paralelo, de refrigeração líquida e cabeça DOHC/8 válvulas. Este motor oferece uma fantástica combinação entre dimensões físicas e flexibilidade na entrega de potência. As proporções "triangulares" formadas pela cambota, veio primário e contraveio são muito semelhantes às dos motores RR de quatro cilindros da Honda e muita da estrutura interna e da engenharia deste motor foi herdada das CBRs RR de 600 e de 1.000 cm³.

O diâmetro e o curso são de 67 x 66,8 mm; os moentes das bielas estão desfasados a 180° e há um veio de equilibragem para anular as vibrações de primeira ordem colocado atrás do bloco de cilindros, junto ao centro de gravidade da moto. Tanto o veio primário, como o veio de equilibragem usam carretos de "tesoura" para reduzir o ruído. Os contrapesos da cambota têm formatos especificamente desenhados para melhor equilíbrio e o seu peso reduzido permite ao motor rodar livremente e com menor inércia.

O sistema PGM-FI de injecção de combustível oferece respostas soberbas ao acelerador e o percurso dos gases, desde a caixa do filtro de ar até ao escape, é o mais directo possível; há uma placa de separação na caixa do filtro do ar a dividir a admissão para cada cilindro. O pico de potência é de 35 kW (48CV) e chega às 8.500 rpm, com os 43 N·m de binário máximo a surgirem às 7.000 rpm.

O motor serve como elemento estruturante, para reforço da rigidez do quadro, com quatro fixações na cabeça. Internamente, a cabeça do motor usa balanceiros de roletes e a afinação da folga das válvulas é feita através de pastilhas, o que permitiu reduzir o peso e usar molas de menor força e menos atrito. A superfície dos pinos da corrente de distribuição silenciosa (tipo SV) tem um tratamento de Vanádio, também para menor atrito e maior protecção contra as impurezas. As válvulas do motor têm diâmetros de 26,0 mm na admissão e 21,5 mm no escape.

O diâmetro dos cilindros é de 67 mm, valor idêntico ao da CBR600RR. O formato dos pistões tem por base o que é usado na CBR1000RR, para reduzir o ruído dos pistões a alta rotação. A adição de estrias nas saias dos pistões (um acabamento que aumenta a área da superfície, através da introdução de espaços por onde pode fluir o óleo para melhor lubrificação) permitiu reduzir o atrito. Tal como na CBR600RR e na CBR1000RR, o tratamento por processos especiais forma uma membrana protectora contra a oxidação.

As camisas do bloco de cilindros de paredes finas e fundição centrífuga, alojam uma cambota com o mesmo intervalo entre apoios usado na CBR600RR, o que torna estes componentes o mais compactos e leves possível. O seu design interno reduz as perdas por bombagem que sempre ocorrem nos motores de ordem de ignição de 180°. Usando a mesma estrutura que na CBR1000RR, a bomba de óleo apresenta melhor performance em termos de aeração (ventilação), com menor atrito; o cárter de óleo é fundo e reduz a movimentação do óleo no seu interior durante as curvas e as travagens fortes. A capacidade do óleo é de 3,2 litros.

A caixa de seis velocidades é semelhante à usada nos modelos RR de maior cilindrada e usa a mesma estrutura de braço e articulações das mudanças. Uma outra actualização para 2016, a carga da mola de batente do tambor das mudanças foi revista, juntamente com o formato da parte central deste componente, para mudanças mais suaves e mais fáceis.

 

3.3 Ciclística

A CB500X possui um quadro tipo diamante em tubos de aço de 35 mm de diâmetro. Este tipo de quadro é leve e robusto e permite um determinado grau de elasticidade, que oferece excelentes respostas ao condutor relativamente às alterações da superfície da estrada. A forma e a posição dos apoios do motor, juntamente com o equilíbrio da rigidez do quadro, reduzem a vibração

A distância ente eixos é de 1.420 mm e o ângulo da coluna da direcção e o eixo de arraste (trail) são de 26,5° e 108 mm respectivamente, originando uma direcção ágil mas segura e muito composta. A centralização das massas, com o motor muito próximo do ponto de pivot do braço oscilante, permite muita ligeireza ao curvar e uma distribuição óptima do peso entre a dianteira e a traseira, para maior estabilidade. O peso a seco é de apenas 196kg.

O banco é de baixa altura, 810 mm, o que torna a CB500X muito fácil de utilizar; a posição de condução é desportiva e acomoda facilmente, e com conforto, uma ampla gama de condutores de várias alturas, graças à posição relativamente elevada do guiador. As dimensões gerais são de 2.095 mm x 830 mm x 1.360 mm, com 170 mm de altura ao solo.

Para 2016, a forquilha telescópica de 41 mm de diâmetro e curso de 140 mm recebe afinação da pré-carga; em conjunto com o amortecedor traseiro Pro-Link – com 5 níveis de afinação da pré-carga e relações de amortecimento revistas – o condutor usufrui de enorme flexibilidade na afinação das suspensões para as diferentes cargas. A transmissão final é por corrente selada de passo 520.

As jantes de alumínio fundido são leves e têm diâmetro de 17 polegadas; a construção empregada é do tipo oco, com raios de secção cruzada em Y. À frente, a largura da roda é de 3,5 polegadas e o pneu têm medida de 120/70-ZR17; atrás, a largura aumenta para 4,5 polegadas e o pneu é um 160/60-ZR17; ambos. O disco dianteiro ondulado de 320 mm possui uma pinça de duplo êmbolo e é complementado por um disco traseiro de 240 mm e pinça de um êmbolo. A moto vem equipada de série com ABS.

 

 

4. Especificações Técnicas

 

MOTOR

 

Tipo

Refrigeração líquida, bicilíndrico paralelo

Cilindrada

474 cm³

Diâmetro e curso

67 mm x 66,8 mm

Relação de compressão

10,7 : 1

Potência máxima

35 kW (48CV) às 8.500 rpm

Binário máximo

43 N·m às 7.000 rpm

Capacidade de óleo

3,2 litros

COMBUSTÍVEL

 

Alimentação

PGM FI

Capacidade do depósito de combustível

17,5 litros (incluindo reserva)

Consumos (pelo método WMTC)

 3,4Lt/100Kms (29,4kms/litro)

SISTEMA ELÉCTRICO

 

Arranque

Motor eléctrico

Capacidade da bateria

12 V 8,6 AH

Potência do alternador

23,4 A/2.000 rpm

TRANSMISSÃO

 

Tipo de embraiagem

Húmida, multi-discos

Tipo de caixa

6 velocidades

Transmissão final

Por corrente

QUADRO

 

Tipo

Em aço, tipo diamante

CICLÍSTICA

 

Dimensões (C x L x A)

2.095 mm x 830 mm x 1.360 mm (1.390mm com vidro posição mais alta)

Distância entre eixos

1.420 mm

Ângulo da coluna da direcção

26,5 graus

Eixo de arraste (trail)

108 mm

Altura do banco

810 mm

Altura ao solo

170 mm

Peso a seco

196 kg

SUSPENSÃO

 

Tipo da suspensão dianteira

Forquilha telescópica convencional, 41 mm de diâmetro, com ajuste de pré-carga

Tipo da suspensão traseira

Mono-amortecedor Pro-Link, com afinação da pré-carga, braço oscilante de tubos em aço de secção quadrada

JANTES

 

Tipo da suspensão dianteira

Multi-raios, alumínio fundido

Tipo da suspensão traseira

Multi-raios, alumínio fundido

Dimensões da jante dianteira

17 X MT3,5

Dimensões da jante traseira

17 X MT4,5

Pneu dianteiro

120/70ZR - 17M/C (piso misto)

Pneu traseiro

160/60ZR - 17M/C (piso misto)

TRAVÕES

 

Tipo de sistema ABS

2 canais

Tipo da suspensão dianteira

Disco único ondulado, 320 mm, pinça de 2 pistões

Tipo da suspensão traseira

Disco único ondulado, 240 mm, pinça de 1 pistões

INSTRUMENTOS E SISTEMA ELÉCTRICO

 

Instrumentos

Velocímetro digital, conta-rotações digital por gráfico de barras, dois conta-rotações parciais, indicador digital do nível e dos consumos do combustível, relógio digital

Sistema anti-roubo

Imobilizador (HISS)

Farol

Lâmpada de presença 4,8W, Máximo de 12W

 

Todas as especificações são provisórias e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

 

** Queira notar que os valores apresentados foram obtidos pela Honda em condições de teste normalizadas, prescritas pelo WMTC. Estes testes são realizados em andamento na estrada com a versão base da moto, apenas com o condutor e sem equipamentos adicionais. Os consumos reais podem variar consoante a forma de condução, a manutenção do veículo, as condições meteorológicas e da estrada, a pressão dos pneus, a presença de acessórios ou de carga, o peso do condutor e do passageiro e outros factores.

 

 

\\ Parceiros oficiais






Image

Criado em 2008.

Comunidade portuguesa de proprietários e entusiastas de
produtos da marca Honda.

\\ Equipa

Pedro Frutuoso
Pedro Ochôa
Ana Tomás
Nuno Dias
Tiago Rocha