iniciar sessão

Notícias

Honda revela engenharia atrás do CR-V mais forte, seguro e dinâmico de sempre

Honda CR-VGraças a um programa abrangente de design e engenharia, o novo Honda CR-V, apresenta o chassi mais forte e sofisticado da história da marca. Uma plataforma de baixa inércia e alta rigidez é ativada ao longo da construção da nova carroçaria que utiliza materiais avançados, leves e de alta resistência.

O CR-V foi especificamente otimizado, não só para cumprir os standards europeus, mas também para surpreender os condutores com a sua fantástica performance, transmitindo confiança e conforto, que podem ser sentidos mesmo conduzindo a grandes velocidades.

O sistema AWD em tempo real oferece uma performance mais dinâmica em curva e assistência às subidas, enquanto os novos sistemas de suspensão e direção oferecem uma dinâmica de condução de topo, tudo isto com o suporte dos sistemas de segurança, ativos e passivos, líderes-de-classe, da Honda.

Processos de manufatura e metalúrgicos avançados

A nova geração de aço estampado de alta resistência é usada pela primeira vez no novo CR-V, perfazendo 9% da nova carroçaria do modelo, resultando em maior resistência nas áreas mais afetadas num acidente, reduzindo também o peso total do chassi.

O uso combinado de aço de alta resistência de 780 MPa, 980 MPa e 1500 MPa é de 36% no novo CR-V, o que compara com 10%, na geração anterior. Essa combinação de materiais superiores com sofisticados processos de engenharia também levou a um aumento de 35% na rigidez à flexão e a um aumento de 25% na rigidez torsional.

No processo de montagem é utilizada uma técnica altamente eficiente e inovadora de união de chassis, em que toda a estrutura interior é montada primeiro, seguida pela estrutura exterior e por fim as uniões. Esta técnica de produção, altamente tecnológica, desafia o método convencional de montagem de chassis e contribui de forma significativa para um aumento da rigidez estrutural do veículo.

Dinâmica recompensadora e conforto exemplar

A suspensão, totalmente nova, complementa o aumento da rigidez da carroçaria, contribuindo para a dinâmica mais focada no condutor da história do modelo CR-V. O conforto de condução foi melhorado em relação ao modelo anterior, com uma nova configuração mecânica projetada para ser compatível com todas as condições da superfície da estrada.

A suspensão MacPherson com braços inferiores na frente, proporciona alta rigidez lateral para uma condução mais linear e baixa rigidez longitudinal, para uma melhor aderência à estrada, enquanto uma configuração de suspensão traseira multi-link, totalmente nova, oferece maior estabilidade geométrica para condução a alta velocidade, conforto superior de pilotagem e manuseamento mais linear, em conjunto com a Direção Assistida Elétrica.

A direção em si, é eletricamente assistida por duplo pinhão e cremalheira e, neste CR-V para o mercado europeu, foi especificamente ajustada para fornecer melhor feedback, linearidade aprimorada, suavidade e precisão.

Uma barra estabilizadora traseira sólida melhora a entrada em curva e reduz o rolamento da carroçaria, enquanto um novo sistema de massas não-suspensas montado com borrachas aumenta o isolamento acústico, face ao CR-V anterior. Os casquilhos de suspensão hidráulica, normalmente reservados para veículos de classe de luxo, foram instalados na dianteira e na traseira, resultando num isolamento de direção superior, além de melhorar o controlo da vibração do chassi.

Agile Handling Assist (AHA) e Sistema de tempo real AWD

O Agile Handling Assist (AHA) da Honda é pela primeira vez incorporado no CR-V. Este sistema de estabilidade eletrónico foi especialmente configurado para refletir as condições de estrada típicas e os diferentes estilos de condução Europeus. Ele responde a mudanças de direção com uma ajuda discreta e subtil, para que o comportamento do veiculo se torne mais seguro, suave e previsível. Isto inclui melhoria da estabilidade em curva e na mudança de faixa nas rotundas, tanto a altas como a baixas velocidades.

A nova tecnologia de tração às quatro rodas Honda – o sistema de controlo inteligente em tempo real AWD™ - está disponível como opção em todos os novos CR-V. As atualizações na programação do sistema AWD resultaram na transferência de 60% do binário para as rodas traseiras, quando necessário, particularmente em subidas acentuadas. O condutor pode seguir a distribuição do binário através de um indicador no painel de instrumentos. Devido às revisões na calibração, o sistema oferece também uma performance mais dinâmica nas curvas, pelo feedback que recebe através dos sensores de rotação e de direção.

Performance de segurança líder

Tal como acontece em todos os veículos Honda, a nova plataforma CR-V incorpora a nova estrutura ACETM (Advanced Compatibility Engineering) de nova geração, exclusiva Honda, que incorpora uma rede interconectada de estruturas frontais para absorver e divergir energia de uma colisão frontal.

O sistema Honda, não foi somente desenhado para auto-proteção, mas também para minimizar o dano de outros veículos, caso aconteça um embate de frente, através da sua engenharia de ‘compatibilidade’ que absorve a energia do impacto e dispersa-a através de vários caminhos de carga ao redor da célula de passageiros no carro da Honda.

O sistema de segurança passivo ACETM é complementado no novo CR-V pelo conjunto de tecnologias de segurança ativa e assistência ao condutor Honda Sensing®, que é instalado em todas as versões e inclui Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Controlo Inteligente da Velocidade de Cruzeiro Adaptável, Alerta de Colisão Dianteira e Sistema de Travagem Atenuante de Colisões

As primeiras entregas do novo Honda CR-V na Europa estão programadas para o Outono 2018 com um motor gasolina 1.5 litro VTEC TURBO e os modelos híbridos no inicio de 2019.

 

Galeria