iniciar sessão

Notícias

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA HONDA – MARÇO 2020

Nesta conferência de imprensa, a marca reforça a sua Visão Elétrica e o compromisso de que todos os modelos mainstream Honda comercializados na Europa serão eletrificados até ao final de 2022.

O próximo passo neste caminho acontece já este ano, com a introdução do Honda e, o primeiro modelo 100% elétrico da Honda, e também do Novo Honda Jazz Hybrid.

Entre 2021 e 2022, serão lançados 4 novos modelos, incluindo um novo SUV e um novo veículo 100% elétrico.

A marca Honda passa também a refletir esta visão eletrificada, com uma nova geração de modelos eletrificados e um conjunto de tecnologias de gestão energética que coexistirão sob a marca ‘Honda e:TECHNOLOGY’.

Adicionalmente, a Honda está ciente da importância das soluções de carregamento para os clientes de automóveis elétricos, pelo que irá apresentar a sua primeira solução comercial de gestão energética, denominada e:PROGRESS. Esta solução permitirá que os clientes usufruam de custos de eletricidades mais competitivos, enquanto otimiza a utilização de eletricidade proveniente de fontes renováveis.

Nesta conferência de imprensa, a Honda detalhará ainda o seu compromisso para a incorporação de tecnologias avançadas e intuitivas de conetividade em todos os seus modelos comercializados na Europa.

 

O novo Jazz e:HEV

O novo Honda Jazz oferece uma fantástica experiência de condução, com performances eficientes e de elevadas capacidades de resposta, graças à tecnologia híbrida e:HEV. O novo veículo compacto da Honda constitui a melhor proposta de valor do segmento, combinando maior conforto dos ocupantes, tecnologias intuitivas, com conectividade e serviços remotos de bordo que se integram perfeitamente na vida cotidiana dos ocupantes. Este veículo vai estar à venda em toda a Europa no Verão de 2020.

A versão mais robusta do Honda Jazz, denominada Jazz Crosstar, apresenta uma proposta mais ao estilo SUV, orientada para quem tem um estilo de vida mais ativo e urbano. A presença visual do modelo também sai reforçada pela grelha frontal de design mais arrojado, acabamentos em preto e embaladeiras laterais elegantes. As jantes de liga leve exclusivas do Jazz Crosstar criam uma maior sensação de estabilidade e melhoram o estilo robusto desta variante.

 

Tecnologia híbrida e:HEV avançada

Pela primeira vez, o Honda Jazz será vendido exclusivamente em toda a Europa com uma motorização híbrida avançada. Com o novo emblema e:HEV Honda, o novo Jazz foi concebido para oferecer uma combinação excecional de performance e eficiência impressionante, complementando os seus níveis líderes de classe em conforto interior e máxima funcionalidade.

O sistema e:HEV foi desenvolvido especificamente para o Jazz e projetado para oferecer uma experiência de condução agradável. O sistema e:HEV que equipa o novo Honda Jazz é composto por dois motores elétricos compactos e potentes acoplados a um motor a gasolina DOHC i-VTEC de 1.5 litros, uma bateria de iões de lítio e uma inovadora transmissão de engrenagem fixa, tudo comandado por uma unidade de controlo de potência inteligente; esta unidade opera em harmonia oferecendo respostas suaves e diretas.

A potência total é de 109 CV/80 kW e as acelerações de 0 a 100 km/h leva apenas 9,4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 175 km/h. O efeito é uma condução confortável e sem esforço, seja em cidade ou a alta velocidade nas vias rápidas Este sistema híbrido de alta eficiência produz emissões de CO2 tão baixas como 102 g/km (em modo WLTP) e oferece consumos de apenas 4,5 l/100 km (em modo WLTP) no modelo base e 110 g/km (em modo WLTP) e 4,8 l/100 km (em modo WLTP) no Crosstar.

 

 

A Honda compromete-se a lançar funcionalidades avançadas de conectividade em toda a sua gama de veículos para a Europa

  • Todos os futuros modelos Honda para a Europa terão funcionalidades avançadas e intuitivas de conectividade integrada;
  • A aplicação My Honda+ oferece uma variedade de recursos de conforto, conveniência e segurança;
  • O sistema de assistente pessoal Honda Personal Assistant inclui um sistema único de compreensão de contextos;
  • Está disponível também uma funcionalidade hotspot Wi-Fi para ligação à Internet durante a viagem;
  • As funcionalidades da aplicação My Honda+, o assistente Honda Personal Assistant e o hotspot Wi-Fi estão disponíveis no Honda e, tal como nos novos Honda Jazz e Jazz Crosstar.

 

A Honda anunciou hoje que todos os seus modelos futuros estarão equipados com tecnologias avançadas de conectividade. O primeiro exemplo deste anúncio é a disponibilização do aplicativo My Honda+ e do assistente Honda Personal Assistant no Honda e, tal como nos novos Jazz e Jazz Crosstar.

Tom Gardner, vice-presidente da Honda Motor Europe, comentou: " O cliente de hoje quer que seu o veículo esteja ligado de forma perfeita com a sua vida e o seu dia-a-dia. Exemplo disso é o desenvolvimento de funcionalidades de conectividade de próxima geração da Honda, tais como o assistente Honda Personal Assistant e a aplicação My Honda+. Continuamos empenhados no alargamento da disponibilidade destas funcionalidades de forma a podermos ir de encontro às expetativas dos nossos clientes.”

 

Aplicação My Honda+

A Honda lançou a sua aplicação para smartphone My Honda+; esta aplicação permite manter o proprietário conectado remotamente ao veículo. Esta aplicação para smartphone foi redesenhada para oferecer uma experiência simples e intuitiva, dando acesso seguro a uma variedade de funções do veículo, incluindo conforto, conveniência e segurança.

A aplicação My Honda+ permite controlar o sistema antirroubo do veículo, incluindo trancar e destrancar as portas à distância. Os proprietários do Honda e têm à sua disposição uma função adicional de "chave digital" que permite partilhar em total segurança o acesso ao veículo com até cinco pessoas. A Chave Digital funciona via Bluetooth e permite fechar os vidros, abrir a tampa de carregamento e trancar e destrancar o veículo, tudo isto à distância.

No improvável evento de ocorrer uma avaria no veículo, a aplicação My Honda+ inclui uma funcionalidade de "Assistência Digital em Viagem". Esta funcionalidade permite a realização de uma chamada direta para a assistência em viagem, com o envio automático dos detalhes do veículo através de GPS. A aplicação também permite monitorizar e localizar o veículo via GPS. O utilizador pode ativar a função de limitação geográfica (Geofencing) inteligente do veículo, recebendo alertas caso veículo ultrapasse o limite dessa zona; como reforço da segurança do veículo, a aplicação no smartphone do cliente é notificada caso o sistema antirroubo do veículo seja ativado.

Para ainda maior segurança, todos os veículos possuem de série um sistema E-Call de assistência em viagem. Em caso de emergência, como por exemplo a insuflação de um airbag, a localização do veículo é enviada automaticamente para os serviços de emergência.

As funcionalidades de conveniência incluem a possibilidade de enviar informações de viagem, como detalhes de destinos e pontos de interesse, da aplicação My Honda+ para o sistema de navegação do veículo. No Honda e, o sistema de navegação também incorpora dados de monitorização da autonomia da bateria e levará em consideração a localização dos pontos de carregamento quando estiver programada uma viagem de longa distância, que exceda a autonomia total do veículo.

A aplicação também dá acesso aos proprietários do Honda e a funções específicas de um veículo elétrico, nomeadamente uma função de controlo remoto da bateria e um organizador de planeamento, que monitoriza o estado de carga das baterias do veículo e permite iniciar ou pausar o carregamento à distância. O calendário de carregamento permite definir os horários de carregamento numa programação diária, para que o carregamento ocorra quando estiverem disponíveis as tarifas de energia mais económicas. Os proprietários do Honda e também podem aceder remotamente ao sistema de controlo da climatização e regular a temperatura antes de entrar no veículo.

 

Assistente Pessoal Honda com Inteligência Artificial (IA)

As funcionalidades de infotainment e conectividade no Honda e e no Honda Jazz podem ser ativadas usando comandos de voz através do assistente Honda Personal Assistant. Lançado pela primeira vez no Honda e, e agora disponível no novo Jazz, o Honda Personal Assistant (HPA) é uma tecnologia altamente intuitiva de inteligência artificial (IA) que usa conversações naturais e uma compreensão contextual exclusiva para dar acesso a uma variedade de serviços online.

O assistente Honda Personal Assistant avalia os comandos recebidos com um nível de complexidade que excede as capacidades de outros assistentes virtuais ativados por voz. O sistema é capaz de entender vários pedidos em simultâneo, para obter respostas mais exatas a consultas específicas. Por exemplo, o utilizador pode dizer: "OK Honda, find me an Italian restaurant with free parking, WiFi, that is open now." (OK Honda, encontra um restaurante italiano com estacionamento e Wi-Fi gratuitos que esteja aberto agora). O assistente Honda Personal Assistant localiza as opções adequadas e apresenta-as no ecrã tátil, antes de traçar a rota ideal para o local escolhido e a exibir no ecrã de navegação.

 

Nova capacidade intuitiva de conectividade

O assistente Honda Personal Assistant é apenas uma funcionalidade dos sistemas de infotainment redesenhados da Honda. Ambos os carros estão equipados com interfaces de ecrã tátil, simples de usar, concebidos para minimizarem as distrações ao condutor. No Honda Jazz, a simplificação da navegação no menu reduziu o tempo de operação dos controlos mais usados em 58%, em comparação com o modelo anterior; com isto, consegue-se uma experiência de condução e operação ainda mais segura. Como suporte deste facto, a Honda repôs os controlos físicos das principais funções, com comandos táteis e ergonómicos para a regulação dos sistemas de aquecimento e ventilação, em toda a sua gama.

Os interfaces Honda são percorridos usando o sistema de um smartphone, com controlos deslizantes com o dedo para percorrer as aplicações recentes e as listas de conteúdos multimédia. Os ecrãs podem ser configurados para atenderem a todas as preferências de utilização, possuindo atalhos personalizáveis para as funções e fontes de áudio usadas com mais frequência.

No Honda e, os ecrãs LCD táteis com 12,3 polegadas permitem trocar facilmente os conteúdos pelos dois ecrãs para que o condutor os possa utilizar de forma fácil e simples. Esta função também permite que o passageiro percorra os conteúdos, como as instruções de navegação, movendo-os para o ecrã do condutor. E, graças a esta configuração de duplo ecrã, podem ser exibidas duas aplicações lado a lado e o condutor e o passageiro dianteiro também podem selecionar e visualizar separadamente as suas aplicações. Por exemplo, enquanto o condutor segue as instruções de navegação, o passageiro dianteiro pode percorrer uma lista de músicas.

O utilizador também pode aceder a outros serviços de infotainment conectados através do ecrã tátil ou até ativá-los por voz; isto inclui informações de meteorologia, locais de estacionamento, música, navegação, localização e serviços telefónicos. O conjunto abrangente de aplicações integradas pode ser complementado pela replicação do smartphone através dos protocolos Android Auto e Apple CarPlay.

Tanto o Honda e como o Honda Jazz possuem também um Hotspot Wi-Fi, para que os passageiros se possam ligar à Internet. Os ocupantes do Honda e podem ver vídeos num dos ecrãs enquanto a bateria está a carregar, enquanto o segundo ecrã mostra o progresso do carregamento.

Para a melhor utilização dos recursos, a Honda vai disponibilizar atualizações remotas de forma a manter sempre as funcionalidades e os recursos atualizados com todas as novas melhorias e funções. O manual de instruções do veículo também pode ser acedido através do sistema de infotainment. O assistente Honda Personal Assistant abre o manual de instruções na página relevante para responder às dúvidas do utilizador.

 

Honda apresenta a sua gama completa de modelos elétricos

Em linha com o seu compromisso de eletrificar a totalidade dos seus automóveis vendidos na Europa até 2022, a Honda complementou a sua gama de veículos elétricos com uma apresentação da sua gama híbrida.

 

Honda e

Disponível na Europa a partir do Verão de 2020, o Honda e foi concebido com foco na funcionalidade e na facilidade de utilização. O Honda e tem uma aparência minimalista, elegante e moderna. Desde os exclusivos grupos óticos dianteiros e traseiros de LEDs e a elegante tampa da porta de carregamento em vidro, até às linhas suaves e às diversas funcionalidades que otimizam a eficiência e o requinte aerodinâmico, o Honda e é a reinterpretação da identidade automóvel da Honda para a próxima era de mobilidade urbana.

Complementando o exterior clean e bem organizado, o habitáculo utiliza materiais subtis e contemporâneos para criar uma experiência relaxante e descontraída que relaxa imediatamente os ocupantes, afastando-os das preocupações e perturbações do dia-a-dia. A distância entre eixos oferece um espaço amplo para os passageiros, com um acesso livre a contribuir para o ambiente interior espaçoso.

Esta nova plataforma específica EV foi concebida para oferecer as melhores performances elétricas sem esforço, com características de direção excecionais em ambientes urbanos. O motor elétrico é potente, as proporções são compactas, o raio de viragem é de apenas 4,3 m, a distribuição de peso é 50:50 e o baixo centro de gravidade combinam-se para que o Honda e tenha um caráter desportivo e dinâmico. O resultado é uma condução silenciosa, suave e gratificante, com acelerações instantâneas. A avançada motorização elétrica emprega tecnologias comprovadas de eletrificação da Honda, com capacidade de carga rápida para atender às exigências das deslocações diárias. A bateria de 35,5 kWh de alta capacidade permite obter uma autonomia de 222 km (em modo WLTP), com 80% da carga disponível em 30 minutos de carregamento rápido.

 

Honda apresenta a tecnologia "e:Progress" - O primeiro serviço comercial de gestão de energia com tarifas flexíveis destinada a proprietários de veículos elétricos

  • Honda vai apresentar o primeiro serviço comercial de gestão de energia com a primeira tarifa flexível da Europa, especificamente adaptada aos proprietários de veículos elétricos;
  • Este serviço vai estar disponível com a nova marca "e:PROGRESS";
  • O serviço e:PROGRESS permite que os proprietários de veículos elétricos carreguem as baterias do seu carro, com uma utilização otimizada das energias renováveis e com a melhor relação custo-benefício-duração.

 

A Honda anunciou mais detalhes sobre o seu primeiro serviço comercial de Gestão de Energia - sob a nova marca "e:PROGRESS" - que chegará ao mercado já em 2020.

O serviço e:PROGRESS vai disponibilizar um carregador, uma tarifa e um sistema de gestão, para gerir de forma otimizada e inteligente os carregamentos das baterias dos utilizadores de veículos elétricos. Esta tarifa inteligente será o primeiro contrato de energia flexível especificamente adaptado aos proprietários de Veículos Elétricos (EV) disponível na Europa, otimizando o uso de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis, incluindo a energia solar, os parques eólicos e a energia hidroelétrica. Este serviço vai permitir ainda que o utilizador carregue o seu veículo no momento mais económico, tendo em conta a procura de energia na rede.

O novo serviço vai estar disponível em colaboração com a Moixa, uma empresa especialista em carregamento e agregação inteligentes, e ainda o principal fornecedor europeu de energia - a Vattenfall. Através do sistema de "carregamento inteligente" GridShare da Moixa, basta que o cliente especifique os seus parâmetros preferidos para o estado mínimo de carga, através de uma aplicação instalada no seu smartphone e o sistema gere o carregamento. A eletricidade é fornecida pela Vattenfall, com uma tarifa flexível com base no "horário de utilização"; esta tarifa flexível oferece o custo de energia mais baixo a determinadas horas do dia, menor do que as de uma tarifa fixa.

Esta combinação oferecida pela Moixa e pela Vattenfall permite que os proprietários de veículos elétricos carreguem o seu veículo de acordo com uma programação que oferece o melhor uso da energia mais acessível e limpa disponível em determinado momento. A solução de hardware (carregador inteligente) para este novo serviço é o Power Charger da Honda, uma unidade doméstica com capacidade para carregar um veículo Honda e de 0 a 100% da capacidade da sua bateria, a partir de uma fonte de alimentação de 32 amperes em pouco mais de quatro horas, um tempo significativamente mais rápido do que se for usada uma tomada doméstica normal.

Para além de oferecer um conjunto exclusivo de benefícios aos clientes, o serviço e:PROGRESS vai também ajudar a rede, dando apoio a uma gestão ativa do abastecimento, estabilizando a procura de forma eficaz graças à utilização de fontes renováveis e apoiando também a Honda a conseguir alcançar a sua meta de redução de CO2, em conformidade com a visão da empresa para 2030.

Nas palavras de Jørgen Pluym, Líder do Projeto de Gestão de Energia da Honda Motor Europe: "A introdução do serviço e:PROGRESS representa um marco fundamental para a Honda no desenvolvimento das nossas atividades de Gestão de Energia aqui na Europa, reunindo todo o nosso trabalho até ao momento para oferecer uma proposta de valor aos proprietários de um veículo elétrico. Este é o nosso primeiro passo em direção a um modelo de serviços no âmbito da gestão energética, pelo que estamos empenhados em continuar o investimento e o desenvolvimento nesta área como parte da mudança generalizada, no sentido da eletrificação e da adoção de veículos elétricos.”

O lançamento do serviço e:PROGRESS vem no seguimento do lançamento do primeiro projeto de vehicle-to-grid, com a instalação de carregadores bidirecionais na de zona Islington, Londres. Este projeto é o primeiro passo no sentido de ajudar os municípios a eletrificarem toda a sua frota de veículos, de acordo com o seu compromisso de alcançar emissões zero até 2030. Este projeto, em parceria com a Moixa e através do seu software inteligente GridShare, otimiza o carregamento da bateria do veículo elétrico quando a energia da rede for mais económica e limpa. O projeto permite ainda a agregação de grupos de veículos elétricos ligados para reenviar energia à rede quando esta for mais cara e a sua produção originar mais carbono.

O carregador Power Charger da Honda chegará ao mercado no próximo Verão, estando o serviço e:PROGRESS em plena operação no decorrer do ano de 2020. Inicialmente, este novo serviço vai estar apenas disponível no Reino Unido, seguindo-se-lhe a Alemanha e outros países europeus.

 

Galeria