iniciar sessão

Notícias

Nova CB750 Hornet apresentada no Salão Intermot

Hoje, no Salão Intermot em Colónia, Alemanha, a Honda revela a novíssima e muito esperada CB750 Hornet, num regresso à gama de um dos nomes mais célebres do mundo do motociclismo.

Rápida, ágil e divertida, a condução da Hornet promete ser tudo menos aborrecida, qualquer que seja a situação, graças a uma relação peso/potência topo-de-gama, combinada com um excelente equilíbrio, uma fantástica estabilidade e a melhor agilidade, tudo atributos que tornaram os modelos Honda tão famosos.

O novíssimo motor bicilíndrico paralelo de 755 cm³ é muito compacto e de baixo peso, repleto das tecnologias que tornaram a Honda reconhecida em todo o mundo. O pico de potência tradicional da Hornet foi mantido, num valor que chega aos 67,5 kW/91CV às 9500 rpm. O binário é muito forte em toda a gama de rotação (num valor máximo de 75 N·m às 7250 rpm), permitindo as animadas acelerações em baixo e médio regime, num caráter extremamente prático em todas as situações.  

Como se disse, este novo motor está repleto de novas tecnologias e saber acumulado. A cambota a 270° e a ordem de ignição irregular criam uma pulsação semelhante à de um motor "V-twin", sempre com o máximo de caráter – em conjunto com o escape feito à medida – num conjunto de excelente sonoridade; as condutas Vortex Flow" patenteadas distribuem uniformemente o fluxo de ar e os dois cilindros recolhem vantagens de terem um revestimento Ni-SiC (Níquel-Carbeto de Silício), algo que equipa a CBR1000R-R Fireblade. A disposição inteligente dos elementos no motor e a cabeça Unicam de 8 válvulas originam uma unidade ultra-compacta. 

Este novo motor está alojado num novo quadro tipo diamante de baixo peso, apenas com 16,6 kg; este componente foi preparado para revelar todas as performances do novo motor. A agilidade e o amortecimento são ajudados pela forquilha invertida (UDS) Showa de 41 mm de diâmetro e funções separadas Separate Function Fork Big Piston (SFF-BPTM), fixada por novas mesas em cima e em baixo. A suspensão traseira pode ser afinada e tem um monoamortecedor que contribui para uma condução divertida, trabalhando com um sistema de biela Pro-link num novo braço oscilante em alumínio.

A diversão, o fator prático e o orgulho de ter uma nova Hornet são todos realçados pela lista de especificações muito completa, onde se destaca o ecrã TFT a cores de 5 polegadas; esta unidade apresenta todas as informações fundamentais de forma simples e nítida e permite gerir todos os sistemas eletrónicos da moto. A conectividade vem sob a forma do sistema HSVC de controlo de voz para smartphones da Honda, compatível com os protocolos Android e (pela primeira vez) IOS. Toda a iluminação é de LEDs; os piscas têm uma função de cancelamento automático e também uma função de Paragem de Emergência (ESS) que aumenta a segurança de condução.

A nova Hornet tem também 3 modos de condução por defeito, que oferecem diversas combinações de parâmetros, tais como potência do motor (Engine Power – EP), efeito travão-motor (Engine Brake –EB) sistema de controlo variável da tração Honda Selectable Torque Control – HSTC), com controlo anti-cavalinho (WC) integrado. Um quarto modo "User" permite selecionar a combinação preferida destes parâmetros, para se adequarem às condições e ao estilo de condução.

O design foi conduzido pelo estúdio de R&D da Honda em Roma – largamente também responsável por diversos produtos de sucesso, como por exemplo, a Africa Twin, a X-ADV e a série de modelos naked Neo Sports Café; esta nova Hornet é elegante, contemporânea, de silhuetas e linhas esbeltas e formas compactas, com proporções agressivas. O depósito é estreito e bonito, com inspiração no formato das asas de uma vespa, a sua caraterística mais marcante. Desde a frente agressiva à traseira minimalista e esbelta podemos encontrar marcas de tensão e atrevimento que sublinham as intenções desportivas da Hornet.

Está disponível toda uma gama completa de acessórios genuínos para a CB750 Hornet, incluindo três packs – Sport, Style e Touring – para personalizar o modelo às preferências e ao tipo de utilização. A Hornet vai estar disponível em quatro cores: Branco Pérola Glare, Preto Graphite (ambas com quadro Vermelho Metalizado Flame e forquilha vermelha anodizada), Cinzento Metalizado Mate Iridium e Amarelo Mate Goldfinch.

O nome Hornet está de volta, num modelo que decerto vai escrever mais um capítulo de sucesso na já ilustre história da marca.

 

Galeria